O termo osteofitose é pouco conhecido, mas muita gente já ouviu falar em “bico de papagaio” –  nome popularmente atribuído ao problema da coluna por seu formato angular, similar ao bico da ave.

A patologia é caracterizada principalmente por formações ósseas que se desenvolvem no encontro dos ossos, ou seja, nas articulações.

Entenda mais esta patologia:

O que são os osteófitos?

Os osteófitos surgem como uma espécie de sinal de que há algum comprometimento do funcionamento normal da articulação, como uma defesa do organismo para absorver possíveis sobrecargas sobre as articulações. Sendo que sua função, neste caso, é estabilizar a coluna vertebral.

As alterações surgem como  consequência de diversos fatores como sobrepeso, sedentarismo ou até mesmo má-postura. Falaremos sobre isso adiante.

A patologia não é exclusiva da coluna, podendo ser encontrada em outras partes do corpo, como nos joelhos. Nesta parte do corpo, ela ocorre devido à degeneração da cartilagem articular. Em estágio avançado, a osteofitose causa grande incômodo e perda de mobilidade.

Osteófitos são  mais comuns na velhice?

Sim.   pessoas com idade acima de 50 anos, mas ela pode se manifestar em qualquer idade, principalmente naqueles pessoas mais predispostas. Por isso, é de suma importância ficar atento(a) aos sintomas e procurar o médico ortopedista

Quais os sintomas?

A simples presença dos osteófitos não é causa direta de dor. Pacientes com osteófitos podem ser assintomáticos assim como pacientes com colunas normais podem ter sintomas por outras causas. É possível ter dor causada por osteófitos caso haja compressão de estruturas próximas à coluna.

Ficar atento aos sintomas é essencial. Procurar o atendimento rápido e mais precoce é a garantia de um tratamento mais eficaz.

Como tratar?

Mesmo com tanto avanço tecnológico, ainda não existe um tratamento para recuperar o disco intervertebral. Após o desgaste das articulações, não é possível reverter o quadro. Por isso, é de extrema importância tomar atitudes que impeçam seu surgimento ou a evolução do problema.

Dependendo do caso, o ortopedista poderá propor tratamento medicamentoso, com uso de analgésicos e anti-inflamatórios, comuns para aliviar as dores. Mas a melhor saída ainda é a prevenção.

Dica do Ortopedista:

• Pratique exercícios físicos regularmente e com ajuda profissional.
  • Mantenha hábitos saudáveis e o peso corporal adequado.
  • Corrija problemas de postura.
  • Atenção aos sintomas.
  • Procure atendimento médico especializado para acompanhar seu caso.

Desmistificando o Bico de papagaio: afinal, ele causa dores nas costas?

Deformidades da coluna: entenda a escoliose