Algumas doenças se confundem devido à região do corpo onde costumam se desenvolver. Por se tratarem de problemas ósseos, a artrose e a osteoporose possuem elementos parecidos, porém, diferentes em relação às características.

Continue acompanhando o conteúdo e fique por dentro das características e diferenças das duas doenças.

Artrose: entenda o que é

A artrose, também conhecida como osteoartrite é uma doença que compromete as articulações, ocasionando o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos.

Também prejudica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. Quando a artrose é ressaltada, destaca-se um tipo de reumatismo. É causado pelo desgaste articular, também chamado de degenerativo.

O desgaste da cartilagem ocorre porque os condrócitos, que são células formadoras do tecido cartilaginoso, não acabam se regenerando. Sendo assim, não existem peças sobressalentes para que a cartilagem seja reparada.

Pode danificar qualquer junta do corpo, porém, afeta com mais frequência as articulações das mãos, da coluna, quadris e joelhos.

Em mulheres, a artrose apresenta uma grande exacerbação após o período da menopausa. É natural que os sintomas tenham início em um momento próximo desta fase. Os homens também costumam apresentar a artrose, porém, o processo de desenvolvimento da doença costuma ser mais lento, com exceção nos

A osteoporose e as suas características

Já a osteoporose é uma doença que compromete a resistência dos ossos e aumenta o risco de fraturas no pulso, fêmur e coluna vertebral. Ocorre quando o osso sofre reabsorção para formação de novas células ósseas.

Entre os fatores de risco estão presentes a ausência de vitamina D e cálcio, o tabagismo, o sedentarismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas.

Assim como no caso da artrose, as mulheres tendem a desenvolver mais a osteoporose que os homens, pois, possuem os ossos mais finos e mais leves e apresentam perda importante durante a menopausa. Porém, homens com deficiência alimentar de cálcio e vitaminas estão sujeitos à doença.

Necessariamente, não é uma doença hereditária, mas descendentes de pessoas que têm menor capacidade de absorção do cálcio no organismo e que apresentaram osteoporose quando adultas têm uma maior probabilidade de apresentar e desenvolver a doença.

Se não tratada, a doença pode levar a fraturas na coluna, no punho ou quadril.

Principais diferenças entre a artrose, a osteoporose e formas de tratamento

A artrose é uma doença degenerativa que prejudica qualquer articulação do corpo, podendo desgastar grandes e pequenas articulações. Já a osteoporose é uma doença que não é associada ao desgaste, mas sim com um enfraquecimento dos ossos.

Dor, inchaço e rigidez articular são os principais sintomas da artrose, que é uma doença que não tem cura.

Já a osteoporose não causa dor e tem cura. O tratamento se faz através de exercícios com carga. Durante a prática esportiva, os ossos são submetidos ao peso do paciente, fazendo com que ocorra aumento da densidade baixa.

Faixa etária

Tanto a artrose, quanto a osteoporose, costumam dar em pessoas acima dos 50 anos, que possuem dificuldade na regeneração do organismo. É o público alvo mais propenso a desenvolvê-las.

Se você necessita de uma orientação médica para lidar com estas ou quaisquer outras doenças que danificam os ossos, os profissionais do Hospital Madre Teresa são preparados e capacitados para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato e agende a sua consulta.