Existem muitas pessoas que começam cedo a desenvolver problemas nas articulações. Sem elas não seria possível realizarmos atividades simples do dia a dia como caminhar, subir escadas, movimentar os dedos, entre outros.

Continue acompanhando esse artigo e saiba tudo sobre Artrite, a doença que causa inflamação nas articulações.

O que é Artrite?

Existem vários tipos de Artrite, sendo as mais comuns a artrite reumatoide e a osteoartrite, mas também é possível encontrar outros tipos como:

• Espondilite anquilosante;
  • Artrite gonocócica;
  • Gota;
  • Condrocalcinose;
  • Artrite reumatoide juvenil;
  • Artrite psoriática;
  • Artrite reativa;
  • Esclerodermia;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Febre reumática.

O que pode causar a Artrite?

Uma das causas mais comuns na maioria das pessoas é o desgaste natural das articulações, mas é possível ser causada também por excesso de peso, super uso, idade, traumatismo, fator genérico e devido a fungos, bactérias e vírus que se instalam através da corrente sanguínea gerando a inflamação.

É de extrema importância que um médico acompanhe todo o seu processo, desde descobrir o que está causando a sua artrite, até na hora de realizar o tratamento.

Quais os principais sintomas da Artrite?

Apesar de existirem vários tipos da doença, os sintomas costumam seguir um padrão. Então fique de olho e caso note algo fora do normal em você, procure imediatamente um médico.

Sintomas mais comuns:

• Dor nas articulações;
  • Inchaço nas articulações;
  • Redução na capacidade de mover as articulações;
  • Vermelhidão da pele ao redor da articulação;
  • Rigidez, especialmente pela manhã;
  • Aquecimento ao redor da articulação.

Como funciona o tratamento?

O principal objetivo do tratamento da artrite tem como foco diminuir a dor do paciente e evitar maiores danos futuros, melhorando as funções das articulações.

O tratamento específico vai depender da causa da sua artrite, por isso, a importância de ter um médico acompanhando desde o início. Os tratamentos mais comuns são feitos através de remédios, fisioterapia e dependendo do caso pode até ser necessário uma cirurgia.

No Hospital Madre Teresa, você conta com ortopedistas especializados nas diferentes áreas de atuação ortopédica, qualificados para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Entre em contato conosco e agende a sua consulta.