As bursites são doenças comuns e de alta prevalência. Apesar de não ter idade para o aparecimento, é comum que ocorra em pessoas mais velhas por causa do encurtamento muscular e fraqueza. Mas independe de idade e sexo. Quer saber um pouco mais sobre ela? Continue lendo este artigo!

Mas o que é a Bursite?

Bursite é uma inflamação das bursas, que são pequenas bolsas que ficam entre ossos, tendões e músculos com o intuito de amortecer a fricção entre eles e facilitar o movimento. Essa inflamação pode ser aguda ou crônica.

Quais são as causas da inflamação?

Uma das principais formas de ocorrer essa inflamação é por meio de lesão direta ou através da realização de movimentos repetitivos. Atletas também tem uma predisposição maior de desenvolver a bursite. Pessoas sedentárias com trabalhos repetitivos também podem desenvolver tal quadro.

Onde pode ocorrer?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a bursite não ocorre apenas no ombro, apesar do local ser o mais comum. No corpo humano existem mais de 150 bursas em diferentes locais que podem vir a inflamar. São eles: os joelhos, ombros, quadris, cotovelos, tornozelos, entre outros.

Sintomas

  • vermelhidão;
  • dor constante;
  • inchaço;

Os sintomas da bursite podem muitas vezes ser confundido com os da tendinite. Por esse motivo, é muito importante que procure um médico ortopedista para que ele possa fazer o diagnóstico correto.

Tratamentos

Para o tratamento é importante que a pessoa tenha consultado um especialista e realizado todos os exames necessários para diagnosticar se o que aconteceu realmente foi uma infamação da bursa. Alguns dos tratamentos mais comum para isso, são:

  • fisioterapia, as sessões podem ser recomendadas durante o tratamento porque ajudam no fortalecimento do músculo;
  • anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos, podem ser indicados para o controle da dor e de inflamações;
  • repouso, caso o profissional perceba que a causa da inflamação seja alguma atividade que o paciente está fazendo com frequência.
  • gelo, as compressas geladas ajudam a diminuir os inchaços e reduzem a dor;
  • cirurgia, se a bursa inflamada não melhorar com o tratamento, o médico pode preferir fazer uma intervenção cirúrgica.

A bursite tem cura se realizado o tratamento correto. Caso apresente os sintomas, o Hospital Madre Teresa possui uma equipe completa de Ortopedia e Traumatologia preparada para atendimento 24 horas em casos de urgência e para tratamento dos casos eletivos programados em consultório. O Hospital fica na Av. Raja Gabaglia, 1002, no bairro Gutierrez.