Você sabe o que é cifose? Trata-se da curvatura fisiológica nas regiões torácicas e sacracoccígea da coluna vertebral, quando é analisada de perfil. O termo também diz respeito às variações que podem ocorrer, seja para seu aumento ou diminuição.

A cifose torácica ou hipercifose torácica tem como principal característica o abaulamento das costas, que é ocasionado pelo aumento da curvatura posterior dessa parte da coluna. Com isso, cabeça, ombros e pescoço são projetados para frente, sendo um facilitador para o aparecimento de deformidades compensatórias na proximidade. Quando os sintomas se manifestam, os mais comuns são fadiga e dores na coluna.

Estas anormalidades podem se manifestar em uma pessoa de qualquer idade, tendo quadros específicos de acordo com as faixas etárias específicas.

Causa de alterações patológicas da cifose

Grande parte dos desvios patológicos da coluna vertebral é idiopático, sendo que a origem é desconhecida. Em casos em que é possível determinar a causa, os desvios anormais da coluna podem ter explicação genética ou serem provocados por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida. Em síntese, a cifose também pode estar relacionada a alterações ósseas, musculares ou neurológicas do organismo.

Afinal, como é realizado o diagnóstico das alterações cifóticas?

O diagnóstico da cifose é baseado em um exame clínico detalhado. Isso, com o paciente se posicionando em diferentes lados, como de frente, de costas e de perfil.

A radiografia permite o registro da ocorrência de desvios no alinhamento da coluna vertebral. Também promove a medição dos graus das curvaturas e a identificação das lesões que prejudicam os discos e as articulações. Em suma, ela também permite fazer a visualização de sinais de fraturas, luxações ou tumores na região do corpo.

Existem casos de deformidades em que é essencial o uso da tomografia computadorizada e da ressonância magnética. Dessa forma, o objetivo é estabelecer o diagnóstico definitivo e encaminhar o tratamento.

Já o tratamento da cifose é realizado como?

Em relação às deformidades cifóticas, alguns desvios patológicos da coluna são assintomáticos. Normalmente o tratamento do problema é conservador e feito com base nas particularidades de cada caso, no que se refere à idade do paciente, às características da deformidade, à intensidade da dor e ao grau e padrão da curvatura.

O processo de tratamento tem o intuito de parar a progressão da deformidade, fazer a recuperação efetiva das funções da coluna vertebral e aliviar os sintomas. A atenção também deve ser voltada para o processo de controle da doença de base.

No Hospital Madre Teresa você encontra profissionais de saúde bem capacitados e que estarão aptos a cuidar de você. Entre em contato e agende já a sua consulta.