A lordose é a curvatura normal da coluna vertebral. Ela é a principal responsável pela estrutura na base da coluna e também o maior foco de problemas de saúde nessa área. Fatores genéticos e também ambientais podem ocasionar o desvio patológico da coluna, em alterações para mais (hiperlordose) ou para menos (Hiperlordose).

Fatores como traumas, osteoporose, desgaste das vértebras, flacidez da musculatura abdominal e do quadril, encurtamento muscular, deslizamento de uma vértebra sobre a outra,  sedentarismo e nanismo são fatores que predispõem ao desenvolvimento da  lordose lombar patológica.

As mulheres são um grupo muito acometido pela lordose não fisiológica, especialmente depois  gravidez, prática de ballet, exercícios de musculação mal orientados para os glúteos e uso excessivo de sapatos de salto alto.

A lordose acentuada e as dores ocasionadas pela mesma interferem diretamente na rotina dos pacientes, tendo em vista,  que a lombalgia é a segunda queixa mais comum nos consultórios médicos, perdendo apenas para a dor de cabeça. A maior causa de afastamento do trabalho é proveniente de problemas relacionados à coluna.

Sintomas

O principal sintoma é a dor nas costas (lombalgia) depois de atividades que envolvam extensão da coluna, como carregar objetos pesados ou ficar muito tempo imovel, sentado ou em pé. Quando ocorrem episódios de dor, a coluna tende a estar bastante danificada.

Diagnóstico

O diagnóstico para desvios na coluna é feito pelo médico por meio de exame clínico minucioso e exames de imagem, como a radiografia e a ressonância magnética, que identificam possíveis desvios no alinhamento da coluna.

Os exames de imagem também permitem a investigação de lesões nos discos vertebrais, fraturas, luxações ou tumores na coluna.

Tratamento

O tratamento habitual para lordose vai depender das características de cada paciente, entre elas, a idade, o grau de curvatura e a intensidade da dor. A investigação de fatores de risco e a intervenção sobre eles (a obesidade, por exemplo), também fazem parte do tratamento. A obesidade, por exemplo.

A fisioterapia, pilates e o RPG- Reeducação Postural Globalizada, proporcionam  exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e estimulação elétrica.

Medicamentos como antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares são utilizados para alívio da dor..

Dicas do ortopedista

Mantenha o peso dentro dos padrões ideais para a altura e idade. A obesidade representa um risco para o aparecimento dos desvios da coluna, sobrecarrega as articulações e calcifica as vértebras.

Não seja sedentário. Os exercícios físicos fortalecem a musculatura das costas, dos quadris, abdômen e dão sustentação à coluna.

Cuidado com a espinha dorsal ao carregar peso.

Procure ter uma boa postura e calçar sapatos adequados. Saltos altos alteram o posicionamento da coluna, pois para compensar os ombros são jogados para trás e a cabeça projetada para frente. Essa equação provoca mudança na curvatura cervical e lombar.

5 mudanças de atitude para evitar problemas ortopédicos no futuro

Os riscos da obesidade para a saúde óssea