O nosso corpo funciona como uma engrenagem simultânea. Cada órgão tem uma função e contribui para o funcionamento harmônico e eficiente de um todo. Os rins, por exemplo, têm relação direta com a saúde dos ossos. 

O rim faz parte do sistema urinário e, entre outras funções, é responsável pelo controle da concentração de substâncias no sangue. Uma doença que pode acometer o rim é a insuficiência renal crônica, patologia que ocasiona a perda gradual das funções do rim e que afeta diretamente a saúde dos ossos.

A doença renal crônica promove alterações no metabolismo corporal, entre elas: retenção de fósforo, diminuição de cálcio e deficiência de vitamina D. Esta última prejudica a absorção de cálcio e, com isso, ocasiona menor densidade óssea, fator responsável por fraturas e pelo desenvolvimento da osteoporose. 


A doença renal crônica também causa o distúrbio mineral ósseo. Os sintomas são dores ósseas, articulares, musculares, coceira e fraqueza. O diagnóstico é feito por meio de exames que analisam a dosagem de cálcio, fósforo, fosfatase alcalina e vitamina D produzidas pelas glândulas paratireoides.

Exames de imagem como radiografia, ultrassom, cintilografia de paratireóides e ecocardiograma são necessários para avaliar calcificações extra-esqueléticas. Situações que envolvem fraturas inexplicadas e dor óssea persistente podem exigir uma biópsia óssea.


Cuidados com o rim

A preservação da saúde renal e, consequentemente, da saúde dos ossos é uma construção diária. Aqui vão alguns passos precisos para ter um rim saudável:

  • Diminua o consumo de sal nos alimentos. 
  • Beba bastante água
  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Pratique exercícios físicos regularmente
  • Evite o tabagismo
  • Controle a pressão arterial
  • Só utilize medicamentos com orientação médica

Leia mais:

Para prevenir doenças musculoesqueléticas, faça pausas!

O que são as fraturas espontâneas e por que precisam de atenção?