A trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

A trombose pode acontecer após qualquer tipo de cirurgia, mas é mais frequente após procedimentos cirúrgicos oncológicos, ginecológicos e ortopédicos. Nesse último caso, principalmente em cirurgias de joelho, quadril e para a correção de traumas.

Entre os fatores de risco estão uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, tabagismo, ficar sentado ou deitado muito tempo ou imobilização prolongada, hereditariedade, gravidez, presença de varizes, idade avançada, insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade, distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos, história prévia de trombose venosa.

Algumas medidas podem ajudar a prevenir a trombose depois de uma cirurgia. Entre elas, prescrição de medicamentos anticoagulantes, uso de meias elásticas, caminhadas leves para melhorar a circulação, se possível, e massagem nas pernas.

A trombose dos membros inferiores dá sinais como inchaço, dor, vermelhidão, aumento da temperatura e endurecimento da musculatura das pernas. E o indicado é que o paciente procure atendimento médico ao menor sinal.

Se precisar de atendimento na área de ortopedia procure o Hospital Madre Teresa. Temos uma equipe preparada para fazer o melhor.