Contusão e Luxação são duas palavras bem comuns quando se sofre algum tipo de lesão. Embora elas pareçam ter o mesmo significado, são duas coisas bem diferentes.

A luxação é uma lesão que atinge as articulações que ligam dois ou mais ossos, provocando um deslocamento dos mesmos. Já a contusão é motivada por um trauma em um ponto específico, lesionando tecidos e musculatura, com vermelhidão ou roxidão e dor no local. Entenda mais sobre elas: 

Luxação: o que é?

A luxação ocorre, na maioria da vezes, por um acidente, queda ou prática de esportes. Ela aparece sempre que há lesão nas articulações como ombros, cotovelos, dedos, tornozelos, joelhos, quadris e mandíbula e estes, por sua vez, são deslocados de sua posição normal. 

Por ser bastante dolorosa e por imobilizar a articulação, a primeira medida a ser tomada é ir ao médico. O atendimento deve ser procurado de imediato para avaliação do grau da lesão e para identificar quais estruturas foram atingidas, colocando-as em seu devido lugar. 

 

Tratamentos em casos de luxação:

  •  imobilização: após a avaliação médica e devida recolocação da articulação em seu lugar natural, o médico poderá imobilizar o local. O tempo de  tratamento será estabelecido de acordo com a gravidade da lesão mas, normalmente varia de um a dois meses. O objetivo é manter a articulação imóvel, até que sua recuperação seja total.
  • Cirurgia pode ser indicada para alguns casos: Em situações mais complexas, principalmente quando a lesão afeta nervos, ligamentos e vasos sanguíneos, uma cirurgia para correção do problema poderá ser indicada. 

Seguir as recomendações médicas é de extrema importância. A recuperação deve envolver cuidados e, muitas vezes, sessões de fisioterapia.


Contusão

As contusões são um tipo de sangramento sob a pele. Na maioria das vezes, caracterizada por roxidão ou vermelhidão. Ela é consequência de um golpe agudo, como o cair ou colidir com um objeto grande. O aspecto vermelho ou roxo da área afetada se deve ao fato de a pancada  quebrar pequenos vasos sanguíneos, chamados capilares. Isso causa um sangramento na área lesionada.

As contusões são bem comuns nos esportistas, por exemplo e, assim como ocorre na luxação, nela o indivíduo lesionado também sente bastante dor local.

Tratando a contusão:

  • Nestes casos, pode ser aplicada, imediatamente, bolsa de gelo no local da lesão. Ela costuma se curar sozinha, mas isso pode requerer um certo tempo, variando de acordo com o grau do impacto e a área afetada.
  • É necessário interromper as atividades físicas neste período de tratamento.

Assim como ocorre nas luxações, o médico é responsável por avaliar o grau da contusão e, é ele quem descarta outros tipos de lesões.

Se precisar, conte com a Equipe de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Madre Teresa.

Leia mais:

Ortopedia e traumatologia: o que são?

Dor, inchaço, dificuldade de locomoção: Por que as lesões do ligamento incomodam tanto