Tendinite é o nome dado ao processo inflamatório de qualquer tendão do corpo. Os sintomas incluem dor, dificuldade de movimento, sensação de perda de força e, até mesmo, irradiação da dor para todo o membro. 

 

O incômodo causado pela inflamação pode ser tanto que até mesmo ações simples do dia a dia, como girar uma chave na fechadura ou caminhar, podem se tornar um desafio.

 

Por se tratar de um problema ortopédico comum, existem muitas crenças equivocadas sobre essa patologia, que geram angústia em quem busca atendimento médico. A seguir, desvendaremos os principais mitos e verdades sobre a tendinite. Confira e esclareça suas dúvidas!

1. Tendinite e bursite são a mesma coisa: mito.

 

Embora os sintomas sejam parecidos, as duas patologias não são a mesma coisa. A bursite é a inflamação da bursa, que é a bolsa de líquido responsável por amortecer o atrito entre os tendões a as estruturas ósseas durante a execução dos movimentos articulares.

2. Usar muito o smartphone ou tablet pode causar tendinite: verdade.

 

Não é só o excesso de tempo digitando no teclado do computador que está entre as causas de tendinite. O uso abusivo do smartphone ou tablet também é um dos fatores responsáveis pelo surgimento da inflamação.

3. A única causa de tendinite é o esforço repetitivo: mito.

 

Os movimentos repetitivos não são a única causa de tendinite. Sobrepeso, fraqueza muscular, excesso de atividades físicas e má postura também desencadeiam a inflamação dos tendões.

 

Hoje, sabe-se que até mesmo a convivência em um ambiente pesado, que desencadeia tensão muscular, pode gerar tendinite.

4. O tratamento conservador da tendinite é eficiente: verdade.

 

Os pacientes com tendinite respondem muito bem ao tratamento conservador. Ele se baseia no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos aliados ao repouso e à abordagem fisioterápica.

 

Somente quando o paciente demora muito a procurar ajuda médica e o tratamento o é tardio, ou quando os procedimentos conservadores não surtem o efeito esperado, é que o tratamento cirúrgico é indicado para resolver a tendinite.

 

Se surgirem sintomas como dor ou queimação em regiões como cotovelos, ombro, joelhos ou punho, acompanhadas ou não de dificuldade de movimento, procure um centro de ortopedia.