Apesar da distensão muscular ocorrer com maior frequência em quem pratica esportes e faz atividades físicas regularmente, podem acontecer com indivíduo em situações cotidianas.

Mas você sabe o que é a distensão muscular? Continue acompanhando esse artigo e descubra.

O que é a distensão muscular?

A distensão muscular ocorre quando um músculo se estica demais, o que acaba gerando a ruptura de algumas fibras musculares ou todo o tendão, ou músculo envolvido. Através desse rompimento acabam surgindo hematomas acompanhados por uma inflamação. Que geralmente ocorre em razão de um esforço anormal feito pelo músculo.

Existem dois tipos de distensão:

• Distensão aguda: ocorre quando o músculo faz uma contração repentina, de forte intensidade;
  • Distensão crônica: resulta do uso prolongado e repetitivo de um músculo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns de uma distensão incluem dor muscular, espasmos, hematomas, fraqueza e o inchaço do músculo que foi afetado. Mas por serem classificadas como lesões em grau 1, 2 e 3, os sintomas vão variar de acordo com a gravidade da situação.

Na distensão muscular de grau 1, o que acontece é o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares sem danos significativos ao músculo, com isso, surge o principal sintoma que é a dor localizada durante a contração muscular.

Na distensão muscular de grau 2, a gravidade já aumenta um pouco com lesão em até metade das fibras musculares. Os principais sintomas incluem dor, hemorragia interna moderada, inchaço e diminuição da função muscular. Por ser mais grave que a distensão muscular de grau 1, o tratamento costuma ser bem mais demorado.

No caso da distensão muscular de grau 3, a ruptura do músculo é total ou quase completa, então ele praticamente perde sua função. A lesão pode ser palpável e até visível dependendo do caso, inchaços e hemorragias estão presentes nesse tipo de lesão.

Como funciona o tratamento?

Um tratamento preciso vai depender da gravidade da lesão, mas costuma incluir muito descanso, ou seja, não fazer atividades físicas ou realizar a prática de esportes, e caso a caminhada normal cause dor, é importante diminuir o ritmo. O uso de gelos, compressas e medicamentos também podem estar presentes no tratamento. Um ponto muito importante a ser ressaltado é que o acompanhamento de um médico desde o início do problema é essencial. Ele saberá exatamente qual o seu caso e as suas necessidades. Em casos selecionados até o tratamento cirúrgico pode ser realizado.

Deseja realizar uma consulta? Aqui no Hospital Madre Teresa você encontra os melhores profissionais para cuidar de você. Entre em contato com a gente e saiba mais.