Com o passar do tempo e o aumento da idade é natural que haja um desgaste do corpo, causando o surgimento de doenças, dores que não existiam até então e uma mudança no estilo de vida, necessária para que se tenha uma melhor adaptação ao período da terceira idade.

Os ossos normalmente são atingidos durante essa fase, tendo em vista que se tornam mais frágeis com o passar do tempo e também são afetados pelos hábitos de vida das pessoas. Uma vida sem exercícios físicos e de má alimentação pode cobrar um preço alto em uma idade mais avançada.

Vamos falar sobre as doenças ósseas que mais acometem os idosos e como você pode preveni-las para aproveitar a melhor idade sem grandes preocupações, acompanhe!

Osteoporose

A doença mais conhecida dessa lista, é caracterizada pela perda da densidade óssea. Esse fenômeno causa uma maior fragilidade nos ossos, o que contribui para fraturas acontecerem de forma mais fácil.

Dentre os diferentes fatores que podem levar ao surgimento da doença, além da idade, estão: diabetes, tabagismo, falta de exercícios físicos, falta de alimentos ricos em vitamina D e cálcio e a menopausa, que por conta da redução de estrogênio, também reduz o cálcio.

Para se prevenir o desenvolvimento da osteoporose, é recomendado que se faça exercícios físicos regularmente para fortalecer o corpo de maneira geral, a ingestão de cálcio e vitamina D e se manter afastado do tabaco.

Osteoartrose

Outra doença que é muito comum em idosos é a osteoartrose, também conhecida apenas como artrose. Esse tipo de artrite acontece quando o tecido que fica nas extremidades ósseas que se ligam, sofre desgaste. Com isso, o osso fica mais espesso e forma saliências, os conhecidos “bicos de papagaio”.

A patologia vem acompanhada por dores nas articulações atingidas, normalmente a região lombar, do joelho, das mãos, pescoço e quadris. Essa dor aparece no momento em que a pessoa afetada deseja realizar algum movimento mecânico que se utilize das articulações atingidas e desaparece quando se entra em repouso.

Obesidade, sobrecarga nas articulações e defeitos proprioceptivos, são fatores que podem ser evitados como forma de prevenção dessa doença.

O tratamento é não curativo, mas de controle. Tem por objetivo desde o controle de dor até a melhora funcional da articulação atingida. Desde mudança de hábitos de vida, medicações orais, locais, infiltrações e até mesmo procedimento cirúrgico são medidas uteis para o tratamento.

Se você precisa de orientação médica para lidar com estas ou quaisquer outras doenças que acometam os ossos, os profissionais do Hospital Madre Teresa são capacitados para lhe atender, tirar todas as dúvidas referentes ao assunto e realizar o melhor tratamento para o seu caso em específico. Entre em contato e agende a sua consulta.