Pessoas com mais de 50 anos são mais suscetíveis a passar pelo processo de estreitamento do canal lombar, mais conhecido como estenose do canal lombar. Situação que promove compressão dos nervos responsáveis pela sensibilidade e movimentos dos membros inferiores.

A patologia pode gerar sintomas dolorosos para o paciente, mas, em muitos casos, ela pode demorar décadas para se manifestar. O que reforça a importância dos check-ups e acompanhamento médico.

Estimativas

Os dados sobre a estenose de canal lombar são preocupantes. Segundo estimativas da Associação Americana (AANS) e do Congresso de Neurocirurgiões (CNS), cerca de 400 mil americanos com mais de 60 anos sofrem com sintomas da doença.

Como no Brasil a expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que a população idosa vai triplicar entre os anos de 2010 e 2050 – atingindo a marca de 66 milhões de indivíduos em todo o país -, precisamos garantir ainda mais cuidado e atenção com esta parcela da população.

Estenose degenerativa é a mais comum entre idosos

Como dito anteriormente, praticamente toda a população adulta sofre com algum tipo de estenose. Um processo natural do envelhecimento. O tipo da doença mais comum é a degenerativa, que significa o estreitamento do canal medular. Aquele por onde passam os nervos.

A compressão dos nervos da coluna ou mesmo da medula podem trazer ao paciente uma série de dores e desconfortos, além de impedir uma vida mais saudável e tranquila em atividades corriqueiras do dia a dia. Além de alteração no hábito urinário e sensibilidade em áreas como virilha e coxa.

Sintomas da estenose de canal lombar

• Dor intensa nas pernas ao andar.
  • Choque.
  • Alteração no hábito urinário (retenção ou descontrole da urina).
  • Diminuição da sensibilidade na virilha e parte interna da coxa.
  • Formigamento ou cãibras nas pernas.

Pacientes que as pernas doem ao fazer atividades ou mesmo caminhar e que sentem alívio/melhora ao se sentar devem ficar atentos pois este é um sinal da estenose de canal lombar

Tratamento da doença

Assim como diversas patologias, dá para descobrir a estenose de canal lombar precocemente. O paciente precisa passar regularmente por exames de imagens e check-up junto ao seu médico.  A detecção mais precoce pode ajudar em um tratamento mais eficaz, menos duradouro e menos invasivo.

Após constatação da doença, a mesma pode ser tratada por medicamentos como analgésicos simples, corticosteróides e analgésicos opióides; por meio de fisioterapia focada na analgesia e descompressão neural e com exercícios de estabilização e fortalecimento muscular. Em último caso, o médico poderá realizar procedimento de infiltração na coluna.

Dica do ortopedista

Pacientes na melhor idade devem procurar regularmente seu médico. Realizar check-ups e sanar todo tipo de dúvida que existir. O médico deve ser encarado como um aliado para o seu envelhecimento saudável.

E lembre-se: se precisar, conte com a Equipe de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Madre Teresa.

Como a lordose lombar pode interferir na mobilidade
Os riscos da obesidade para a saúde óssea