A dor na coluna é ocasionada por vários fatores. Dentre eles estão o sedentarismo, a má postura, os movimentos repetitivos e o estresse. Ao contrário do que muitos pensam, a coluna não é composta apenas por estruturas ósseas, mas por um conjunto de estruturas: vértebras, músculos, nervos, discos intervertebrais, ligamentos e medula.

Cerca de 80% da população vai apresentar dor ao nível da coluna vertebral em algum momento da vida. Questiona-se que talvez a dor não seja problema de saúde, mas sim alteração normal da evolução e envelhecimento. A dor na coluna vertebral está entre as três principais causas de procura ao médico no pronto atendimento, sendo ainda uma das principais causas de internação.

As dores na coluna podem ter ligação com maus hábitos ou sobrecarga sendo de fundo muscular. Ou serem sinais de alguma doença, como, por exemplo, quadros herniários, inflamatórios ou tumorais.

Existem alguns mitos que estão relacionados à dor na coluna. Assim, com base em perguntas e respostas, o objetivo do artigo é identificar as informações verdadeiras e falsas.

A dor na coluna sempre representa uma doença grave?

Não. A dor na coluna é associada a distúrbios musculares e posturais na grande maioria dos casos, cerca de 80%. Ela proporciona um incômodo, porém não apresenta maior gravidade e pode ser resolvida. Geralmente são quadros agudos, iniciados menos de 30 dias, sem traumas prévios.

Por outro lado, é fundamental a realização de uma avaliação médica com o ortopedista, para descartar qualquer possibilidade de doenças mais graves. Pacientes com idade menor que 18 anos ou maior que 55 anos, com história de trauma prévio ou doença inflamatória/tumoral devem ter atenção redobrada. Logo, mesmo em quadros agudos devem ser avaliados em prioridade.

A dor na coluna também é causada pelo estresse?

A resposta é sim. Em síntese, os hormônios do estresse também causam tensões musculares. Um músculo pode ser tensionado ao ponto de gerar espasmos dolorosos. O das costas e do pescoço são mais sensíveis aos efeitos do estresse.

Um dos principais causadores da dor na coluna é o sobrepeso?

Ele contribui, porém não é o principal fator. O sobrepeso sobrecarrega as estruturas da coluna vertebral, contribui para a má postura e consequentemente o risco de dor na região. As alterações de peso costumam ser até piores que o peso absoluto.

Mais do que a obesidade, o sedentarismo é o principal fator causador da dor na coluna. Isso porque a falta de exercícios direcionados contribui para fraqueza muscular e inadequação postural.

Repouso prolongado ajuda a aumentar a intensidade da dor na coluna?

Sim, ajuda. Em suma, o repouso é considerado uma etapa do tratamento, porém, prolongado, pode enfraquecer a musculatura. As melhores soluções para evitar os problemas posturais são a reeducação postural, os alongamentos, a atividade física e o acompanhamento de um profissional adequado.

O excesso de exercício físico provoca dores na coluna?

É um mito. O equívoco não está no excesso de exercício e sim em sua forma de execução e na carga de peso aplicada. Assim, ao realizar uma atividade física é necessário ter o auxílio de um profissional, para evitar a sobrecarga e desempenhá-la de maneira incorreta.

Quando bem feito, o exercício físico é uma grande alternativa de tratamento da dor crônica, além de auxiliar na prevenção de dor na coluna e fortalecer a musculatura.

A dor na coluna possui fatores que são verdadeiros e outros que são falsos. Destacá-los e entende-los é fundamental.

No Hospital Madre Teresa você encontra profissionais de saúde bem capacitados e que estarão aptos a cuidar de você. Entre em contato e agende já a sua consulta.