O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano e muito suscetível a lesões, que ocorrem principalmente pela sua movimentação excessiva ou ainda por doenças degenerativas, inflamatórias ou traumáticas. Depois da dor na coluna, dores no ombro talvez sejam a queixa mais frequente ouvida por ortopedistas.

A articulação do ombro, como todas as articulações dos membros superiores, se desenvolveram e se adaptaram para ser uma articulação de função e não de carga, como é o caso de articulações dos membros inferiores. Para isso, os músculos e tendões presentes no ombro desempenham um papel importantíssimo para o bom funcionamento destas articulações.

O ombro é formado por três articulações:

1 – Esternoclavicular

2 – Acromioclavicular

3 – Glenoumeral

Alguns autores ainda consideram outra articulação no complexo do ombro: a articulação costo-escapular, entre as costelas e a escápula, muito importante na biomecânica fisiológica do ombro.

Existem diversas causas possíveis para a dor nos ombros. A dor no ombro pode vir de diferentes locais e irradiar para o braço ou escápula. A coluna cervical também pode gerar dor irradiada para o ombro e braço. A dor no ombro pode eventualmente ser bem localizada. Porém, em geral, é uma dor difusa, em que o paciente tem dificuldade em apontar exatamente o ponto doloroso. Além disso, a mesma lesão pode causar dor em diferentes locais ou pontos do ombro.

Lesão manguito rotador

Existem diferentes graus de lesões dos tendões do manguito rotador, assim como diferentes padrões de dor e função do ombro. A maioria dos pacientes apresenta dor semelhante à da tendinopatia – dor relacionada a movimentação e noturna ao repouso. Mas as roturas podem estar acompanhadas de maior perda de força, maior tempo de dor, crepitações e podem ser de maior intensidade. Todavia não há regra, isto porque alguns pacientes podem apresentar lesões assintomáticas, sem estar acompanhada de dor.

Capsulite adesiva – Ombro congelado

A capsulite adesiva, conhecida popularmente como ombro congelado, é uma doença que causa inflamação na cápsula articular do ombro. Em suma, gera inicialmente dor de alta intensidade, seguida de limitação dos movimentos do ombro após alguns meses. Na fase inicial, a capsulite adesiva causa uma dor muito semelhante às tendinopatias do ombro, porém ela tem uma intensidade maior e tende a progredir mais rapidamente. Na fase de rigidez, em geral não há perda de força ou dor relacionada aos tendões do manguito rotador.

Tendinite calcárea

A tendinite calcária ou calcárea é um tipo de tendinite de ombro em que há deposição de cálcio (calcificação) no tendão. É uma causa de dor comum nos pacientes ao redor dos 40 anos de idade. O depósito de cálcio ocorre lentamente ao longo de meses e pode gerar dor leve ou desconforto, semelhante à uma tendinite leve. Mas subitamente pode ocorrer uma dor muito intensa. Nessa fase há a chamada fase de reabsorção ou expulsiva, em que o depósito de cálcio será parcial ou totalmente reabsorvido.

Quando procurar especialista?

Quando a dor no ombro persiste por mais de dez dias, mesmo após o uso de analgésicos comuns, procure um profissional. Nesses casos, é melhor não esperar muito tempo para obter a opinião de um profissional. Isso porque o sintoma pode se agravar, tornando-se crônico.

No Hospital Madre Teresa você encontra profissionais de saúde bem capacitados e que estarão aptos a cuidar de você. Entre em contato e agende a sua consulta.