As dores na coluna são bastante corriqueiras. As causas mais comuns estão ligadas a processos degenerativos, predisposição genética, traumas, má postura, excesso de peso, fraqueza muscular (sedentarismo) e movimentos inadequados.

Mais comumente chamada de dorsalgia ou lombalgia (quando atinge a região lombar) a dor nas costas é a segunda causa mais comum de consultas médicas no mundo.

Os sintomas podem ter origem nos músculos, nervos, discos, vértebras, medula e ligamentos. Portanto, os sintomas podem se manifestar em qualquer parte da coluna vertebral.

Existem tratamentos que auxiliam no combate às dores e ao sofrimento causado por disfunções como hérnia de disco, bico de papagaio, instabilidade muscular e artrose facetária.

Ter uma boa postura

Apresentar uma boa postura é essencial e pode ajudar a evitar e melhorar os desvios corporais, como, lordose cervical, lordose lombar, escoliose e cifose dorsal. Não apresentar uma postura adequada pode acarretar diversos problemas.

Abaixo alguns exemplos de como ter uma boa postura:

• Manter uma atividade física regular para reforço da musculatura;
  • Caminhar com o abdôme contraído, para que a coluna se mantenha ereta;
  • Manter os pés apoiados no chão e as costas apoiadas no encosto da cadeira ou da poltrona, quando estiver sentado;
  • Distribuir e evitar o excesso de peso ao carregar bolsas e mochilas;
  • Utilizar o celular e outros aparelhos eletrônicos em uma distância que esteja próxima à altura do seu rosto;

Postura correta ao dormir

Faça a opção por um colchão firme. Opte por um de espuma ou de mola. Se preferir, utilize apoios ao dormir. Observe se não há grande deformação do colchão ao deitar-se.

A melhor posição para dormir é de lado. Utilize um travesseiro embaixo da cabeça e entre as pernas dobradas. Se caso dormir de barriga para cima, utilize o travesseiro sob a cabeça e embaixo dos joelhos. Dormir de bruços é a escolha menos indicada.

Atividade física

O ideal é que a prática de exercícios seja feita por pelo menos 3 vezes na semana.

As atividades ajudam a aumentar a elasticidade e a fortalecer os músculos e articulações. Para a correção da postura, modalidades como musculação, natação e pilates são recomendadas desde que sejam realizadas sob supervisão profissional e em ambientes onde exista atenção direcionada à execução dos exercícios.

Tratamento médico

Se não tratada, a dor na coluna pode se tornar crônica. Caso não haja melhora dos sintomas com as medidas de mudança de hábitos, pode ser necessária a intervenção médica.

A depender do diagnóstico e da gravidade dos sintomas, a doença da coluna pode ser tratada de forma não cirúrgica (maioria) ou através de métodos invasivos.

Em caso de dores, não hesite em buscar avaliação médica para a definição dos métodos de tratamento. Agora que você já sabe quais são, comece a aplicá-los.

Se você necessita dessa orientação médica para lidar com esse ou qualquer outro problema que danifique os ossos, os profissionais do Hospital Madre Teresa são preparados e capacitados para te atender e tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato e agende a sua consulta.