A dor nos ossos, muitas vezes confundida com dor nas articulações ou com a dor muscular, se origina no tecido ósseo e pode afetar seriamente a qualidade de vida das pessoas por conta de sua intensidade e a dificuldade de mover as partes afetadas por essa dor. Ela pode ocorrer por diversos motivos diferentes, desde um acidente de trânsito até doenças como osteoporose ou leucemia, causando confusão na cabeça de quem é afetado por ela.

Por isso criamos um artigo para explicar como a dor óssea se apresenta em diferentes tipos de doenças e os diferentes sintomas que acompanham cada uma delas. Mas como dissemos, é importante entender e ter certeza que tal dor realmente é proveniente de tal estrutura ou de outro seguimento corporal,  acompanhe!

Dor nos ossos causada por choque

A dor nos ossos causada por um choque ou colisão é mais fácil de ser identificada, pois aparece logo após o acontecimento, seja uma queda ou um acidente e se agrava quando aplicamos peso na parte do corpo que foi afetada pelo golpe.

É possível que haja melhora em até três dias de repouso com a cicatrização do osso. Mas se for perceptível que houve uma fratura ou a dor permanecer após o período de três dias, é necessário buscar o auxílio de um ortopedista ou procurar ajuda em um pronto socorro. Dependendo do ocorrido, período maior de recuperação e outras medidas de restricao de apoio/carga/peso podem ser necessárias.

Dor causada por osteoporose

A osteoporose é uma doença que pode causar dor nos ossos. A doença carateriza-se pela perda da qualidade óssea, por consequência, tornando os ossos mais frágeis e mais susceptíveis a fraturas mesmo que diante de baixa energia de trauma. E por ser uma doença silenciosa, não provocando dor diretamente, mas apenas diante de quadros agudos de fraturas.

A fragilidade causada pela falta de cálcio nos ossos, pode ser descoberta por meio de um exame de densitometria óssea, sendo recomendada a ingestão de alimentos com altas quantidades de vitamina D e cálcio, como: leite e derivados, sardinha, soja e salmão e atividades físicas direcionadas.

Dor pela Osteomielite

A osteomielite é uma infecção nos ossos causada por bactérias, fungos ou vírus, que pode afetar qualquer parte do corpo. Além da dor óssea, seus sintomas também incluem febre, náuseas, cansaço e inchaço com vermelhidão no local acometido pela doença.

Quando diagnosticada nas primeiras quatro semanas, é classificada como osteomielite aguda, podendo evoluir para crônica se não for identificada e tratada rapidamente. Caso existam suspeitas sobre a contração da doença, é recomendável procurar um médico o mais rápido possível para iniciar o tratamento.

Dor causada pela Leucemia

A leucemia é uma espécie de câncer que surge na medula óssea. Além de dor nos ossos, a pessoa afetada também é acometida por febre, cansaço sem motivo aparente e ínguas no pescoço, virilha e axila. Apesar desses sinais, o sintoma mais conhecido são as manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele.

Se existem esses indícios, é recomendado buscar um médico para confirmar as suspeitas e iniciar o tratamento o mais rápido possível. A leucemia pode ser diagnosticada por meio de hemograma completo, bioquímica do sangue e exames de coagulação sanguínea

Dor por câncer nos ossos

Normalmente, o câncer ósseo é secundário, ou seja, primeiro a doença ataca outro órgão do corpo para depois se espalhar para os ossos. Mas apesar de não ser tão comum, ele pode acometer uma pessoa que não desenvolveu nenhum outro tipo de câncer, sendo chamada de primário.

Essa enfermidade é acompanhada pela dor nos ossos, cansaço desmedido e um emagrecimento acelerado, sendo recomendada a procura de um médico diante qualquer suspeita de que se desenvolveu essa patologia.

No Hospital Madre Teresa, você conta com ortopedistas especializados nas diferentes áreas de atuação ortopédica, qualificados para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Entre em contato conosco e agende a sua consulta por meio do telefone (31) 3339-8455, pelo WhatsApp (31) 99796-8511 ou online através deste link.