No mundo todo, o sedentarismo corresponde ao quarto maior risco de mortalidade, segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre a população brasileira, a falta da prática regular de atividades físicas está relacionada a cerca de 3 em cada 100 mil mortes, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Ser sedentário é uma das principais causas das chamadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas obesidade, diabetes, hipertensão e cardiopatia. Além disso, aumentam as chances de desenvolver demências como Parkinson e Alzheimer e, também, de alguns tipos de câncer.

Quando consideramos a saúde ortopédica, passar horas e horas no sofá em frente à TV pode causar dor nas articulações e outros problemas, sobre os quais falaremos agora. Entenda!

Hipotrofia muscular e encurtamentos

O corpo humano não foi feito para ficar parado. Sem o estímulo dos exercícios, o sistema muscular entre em hipotrofia, que corresponde a um quadro de perda de força e de volume dos músculos.

Outra consequência do sedentarismo para o sistema musculoesquelético é o encurtamento muscular. Devido à perda de elasticidade, as fibras musculares tornam-se encurtadas, reduzindo a capacidade funcional do músculo e causando desequilíbrios posturais e dificuldades de movimento.

Desvios posturais

Estimativas apontam que mais de 90% da população sofre com desvios posturais. Hoje, já sabemos que o sedentarismo é uma das principais causas do problema.

Permanecer muito tempo sentado ou deitado faz com que alguns músculos mantenham-se contraídos enquanto outros relaxam, favorecendo os desvios. A falta de atividade física reforça esses padrões, causando dor e outras queixas.

Enfraquecimento ósseo

A prática regular de atividades físicas transmite ao tecido ósseo a mensagem de que ele precisa aumentar a própria massa para resistir aos impactos do exercício sobre o esqueleto.

Já o sedentarismo provoca a resposta contrária, levando ao enfraquecimento dos ossos. Inclusive, muitos estudos já relacionam a falta de atividade física com o aparecimento da osteoporose em pessoas cada vez mais jovens.

Chegando até aqui, já temos razões suficientes para você abandonar o sedentarismo e encontrar um espaço na rotina para fazer exercícios, não é mesmo?

Seja ao ar livre ou em academias, seja modalidades em grupo ou solitárias. Certamente há uma atividade física que combina com você. O que não combina é colocar a saúde em risco… Repense seus hábitos e mude seu estilo de vida!