A osteoporose é um dos principais fatores de risco para as quedas e fraturas na terceira idade. Além dela, o uso de drogas psicotrópicas, o consumo abusivo de álcool, o tabagismo e o sedentarismo também constituem fatores de risco para quedas e fraturas.

Osteoporose potencializa riscos de fraturas
A osteoporose está entre os principais fatores responsáveis pelo aumento na incidência de fratura na faixa etária acima dos 60 anos. Uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea, o que fomenta o risco de fraturas.

Na maioria dos casos, a doença está ligada ao envelhecimento e pode se manifestar em homens e mulheres. Porém o gênero feminino é o mais atingido, principalmente depois da menopausa, por ocorrer, neste período, uma queda na produção do estrógeno.

Dados são alarmantes

Estudo publicado em 2019 na revista científica Journal of Medical Economics, revela que a osteoporose afeta 200 milhões de pessoas no mundo, sendo 10 milhões apenas no Brasil. 

Ainda de acordo com a publicação, os custos com a doença no país são da ordem de 1,2 bilhão. Mais da metade deste valor 61% do montante — está ligado à perda de produtividade. A patologia deixa os ossos mais frágeis e quebradiços e pode ser amenizada e até evitada com hábitos saudáveis e a ingestão correta de minerais e vitaminas.

Fatores de risco que potencializam patologia 

A osteoporose é uma condição que pode ter influências no histórico familiar, mas também pode ser potencializada em pessoas de baixa estatura, magras e, também, pode ser mais comum em indivíduos de ascendência asiática ou que façam uso de medicamentos à base de cortisona e heparina.

A má alimentação e a deficiência de vitamina D também tem relação com o surgimento da patologia, que pode ser potencializada com o consumo de álcool e drogas e com o sedentarismo. 

Dicas do ortopedista para prevenir a osteoporose

  • Faça exercícios físicos (com acompanhamento adequado).
  • Consuma alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e nutrientes.
  • Tome sol regularmente, mas evite a alta exposição e os horários de maior incidência solar (entre às 10h e 16h).
  • Mantenha o peso adequado.
  • Faça acompanhamento médico regularmente.

Leia mais:

Saiba o que fazer para envelhecer com saúde

Aprenda a prevenir lesões no quadril com dois exercícios