A prática regular de atividades físicas está entre os pilares da qualidade de vida e da prevenção em saúde. Mas, quando se trata de musculação, não podemos deixar que o treino vire um problema. É preciso evitar as lesões comuns na academia. Mas, quais são elas e por que aparecem?

 

Os problemas surgem, normalmente, quando há exagero na carga dos exercícios ou na frequência de treinos. Além disso, a execução incorreta dos movimentos, seja por má postura ou por desconsideração dos limites do corpo, também contribui para a ocorrência de traumas.

 

Continue a leitura para entender algumas das lesões comuns na academia, como elas são formadas e o que fazer para evitá-las.

 

Lesões no ombro

 

Sobrecarga no supino ou na elevação lateral combinada a desalinhamento postural é a principal  causa de um quadro chamado síndrome do impacto, que causa dor no ombro e dificuldade de movimentação. Para evitar o problema, é preciso adequar o peso e a técnica de execução dos exercícios que envolvem a articulação.

 

Lesões no joelho

 

O problema aqui é a angulação do joelho, que pode gerar uma pressão maior na articulação, predispondo a lesões nos ligamentos, tendões ou cartilagem, tendões ou ligamentos. O principal cuidado para evitar lesões no joelho é a realização correta da flexão ou extensão, com atenção tanto para a carga quanto para a amplitude de movimento. 

 

Lesões na coluna lombar

 

A coluna lombar é foco de problemas constantes na academia, seja por excesso de peso ou falha no alinhamento postural em exercícios. As consequências incluem lombalgia, degeneração dos discos intervertebrais e até formação de protrusão discal ou hérnia de disco.  

 

Finalizando nosso aprendizado, é importante lembrar que quem é um frequentador assíduo da academia ou investe em outra modalidade esportiva, só tem a ganhar com esse hábito. 

 

Mas, agora você já sabe: a qualquer sinal de que algo não vai bem, converse com o educador físico, faça as correções necessárias e, se o problema persistir, procure um ortopedista. 

 

O tratamento das lesões comuns na academia é simples. Quando antes os cuidados começarem, mais rápida será a recuperação!