Cada dia cresce mais o número de pessoas que iniciam uma atividade física com objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar. Por isso, é importante ter atenção para diminuir a possibilidade de alguma lesão. As lesões ortopédicas podem trazer muitos prejuízos para a saúde e dificultar a realização de atividades esportivas ou até mesmo tarefas simples do dia a dia.

Para evitar as lesões ortopédicas, antes de tudo, é preciso conhecer as mais comuns. Por isso, selecionamos os problemas que mais acometem as pessoas e quais são as maneiras para que você possa fazer a prevenção.

Continue e leitura e saiba mais.

Quais são as mais comuns?

Existem diversos tipos de lesões ortopédicas que são conhecidas e tratáveis. Sendo assim, selecionamos os casos mais comuns entre nós brasileiros. Lembrando, que elas podem surgir a partir de atividades físicas e em ofícios do cotidiano como subir escadas ou fazer uma caminhada.

  • Entorse

É muito comum que depois de pisar em falso ocorra um inchaço que causa bastante dor e incomodo. Em alguns casos mais graves isso é proveniente de uma entorse que é quando a articulação é alongada e os ligamentos articulares podem ser rompidos. Essa lesão ocorre depois de um movimento brusco inesperado, em casos simples pode ser resolvido com gelo e anti-inflamatórios, em situações mais graves com cirurgia.

Como evitar: faça alongamentos antes de atividades físicas, use calçados que favoreçam o andar e evite transitar em lugares com terreno irregular. Outra dica é tentar evitar movimentos bruscos, principalmente, mudanças de direção.

  • Distensão muscular

A distensão muscular é um problema tratado com muita frequência nos setores de ortopedia dos hospitais. Essa lesão ocorre porque um músculo ou tendão é muito esticado e se rompe. Isso ocorre depois de um movimento ou ação de força excessiva. Os sintomas podem variar, normalmente o primeiro é uma intensa dor, depois inchaço e dificuldade de movimentação. O tratamento pode ser cirúrgico em casos mais graves ou repouso e compressa nas lesões leves.

Como evitar: fazer alongamentos antes de atividades físicas ou de longas caminhadas. É sempre importante ter a orientação de um profissional antes da prática de esportes, deste modo, é possível evitar esforço excessivo que causa a distensão.

  • Luxação

Outro problema que também ocorre bastante com pessoas no mundo todo é a luxação. Essa lesão ortopédica ocorre quando dois ossos que são unidos por uma articulação se separam. Ela pode ocorrer depois de algum trauma, queda, fratura ou até mesmo doenças crônicas. O tratamento é feito com a recolocação do osso em seu devido lugar, após isso é necessário repouso e imobilização da parte afetada.

Como evitar: fazer atividades físicas acompanhado de um profissional. Em esportes de risco pode ser necessário a utilização de equipamentos de proteção.

A equipe de ortopedia do Hospital Madre Teresa está preparada para tratar casos de alta e baixa complexidade. Além disse, possuímos atendimento 24 horas para situações emergenciais e nosso centro de diagnóstico por imagem é completo e moderno para melhor de atender. Estamos localizados na Av. Raja Gabáglia, 1002, no bairro Gutierrez.