Seja em uma corrida no fim de semana ou em uma simples atividade do dia a dia, infelizmente, estamos sujeito a sofrer lesões traumáticas o tempo todo. Esses incidentes são complicados e demandam muitos cuidados e tempo de recuperação. Por isso, é necessário evitar ao máximo esse tipo de lesão, já que a reabilitação é complicada.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas lesões traumáticas que são comuns e como evitá-las de maneira prática. Assim, você vai poder entender melhor como elas aparecem e quais são os sintomas mais comuns para que você possa buscar um tratamento o quanto antes.

Continua e leitura e veja.

Fratura

Uma das lesões traumáticas que são tratadas com mais frequência nos hospitais são as fraturas. Normalmente, elas ocorrem depois de um forte choque acidental, outro motivo também pode ser o excesso de peso. Os sintomas são dores intensas e também podem ser identificadas pela maneira como a parte afetada fica com a aparência distorcida. Em caso de idosos as fraturas podem ser lesões complexas, pois, na terceira idade a recuperação é mais lenta. Em vários casos, é preciso a colocação de pinos ou apenas a imobilização do local.

Como evitar: use equipamentos de proteção em atividades de risco, faça exames para verificar os níveis de vitamina D e cálcio. Outra dica é tentar ficar o mais próximo possível do peso ideal.

Luxação

Entre as situações indesejadas que podem afetar pessoas a luxação é uma das lesões ortopédicas mais comuns. Ela ocorre quando o osso se desloca de uma articulação, ou seja, é a perda do contato articular. É mais comum que ela ocorra depois de uma queda ou pancada na região afetada. Os primeiros sintomas são dores, dificuldade de movimentação, dormência na área da lesão e formigamento. Em alguns casos o tratamento para a luxação pode ser uma intervenção cirúrgica.

Como evitar: tenha cuidado para evitar quedas, faça atividades físicas acompanhado por um profissional e use roupas e sapatos adequados que facilitem a movimentação do corpo.

EstiramentoEstiramento

Mais uma lesão traumática que pode ocorrer em diversas pessoas é o estiramento. Ele acontece em grande parte das vezes durante atividades físicas ou movimentos de grande esforço. Isso ocorre porque há a ruptura de alguma fibra muscular. Com isso, os sintomas são dores, dificuldade de locomoção e hematomas no local da lesão. Nesses casos é indicando repouso, remédio e até mesmo algumas sessões de fisioterapia.

Como evitar: antes da prática de esportes ou atividades que demandam grande esforço físico é necessário um bom aquecimento e alongamento. Trabalhos de fortificação muscular também podem diminuir as possibilidades de estiramento.

Pronto, agora você já sabe como prevenir algumas lesões traumáticas que atacam pessoas diariamente. Ao sentir qualquer sintoma que foi citado nesse texto é de suma importância procurar o atendimento de um profissional para diminuir as possibilidades do agravamento do problema. O Hospital Madre Teresa possui um núcleo de ortopedia que realiza atendimentos de emergência e urgência 24 horas por dia. Além disso, contamos com um moderno centro de diagnóstico por imagem.