A Discinesia Escapular é uma patologia que pode causar uma série de incômodos ao paciente, que costumam relatar dores no ombro e dificuldade para realizar movimentos simples, como pegar certos objetos, por exemplo. Em muitos casos, a doença é subdiagnosticada.

Mas o que é Discinesia Escapular?

Primeiramente, precisamos explicar o que é escápula. Vamos lá?

Trata-se de um osso responsável por ligar o tronco e a caixa torácica, com forma de “pá”, que fica apoiado na parte de trás da caixa torácica dos membros superiores. Graças aos movimentos da escápula é que o ombro tem grande mobilidade, podendo ser levado a várias posições.

Quando identificada a discinesia escapular, entendemos que o paciente está com perda da sua capacidade de movimentar os braços e a escápula e o problema pode estar relacionado a vários fatores.

Principais causas

Na maioria dos pacientes, a discinesia é um problema funcional decorrente de desequilíbrios musculares. Entre os atletas, ela é ainda mais comum devido aos exercícios de grande impacto e à alta carga de peso. Entretanto, as causas mais comuns são resultado da alteração na ativação e coordenação dos músculos estabilizadores da escápula.

Tratando a Discinesia Escapular

Como, na maioria dos casos, a discinesia escapular é motivada por um problema relacionado aos desequilíbrios musculares, então, o foco do tratamento é reequilibrar a musculatura do paciente.

Fortalecer a musculatura enfraquecida e alongar as estruturas contraturadas é um desafio que o paciente deve enfrentar com a ajuda da fisioterapia.


Quer agendar uma consulta com um dos nossos especialistas?
Entre em contato por meio do telefone (31) 3339-8455 ou Whatsapp (31) 99796-8511 ou, se preferir, por meio do nosso site, por meio deste link.