A osteofitose é o nome da patologia conhecida popularmente como bico de papagaio. O quadro é caracterizado pelo crescimento de uma saliência óssea ao redor das vértebras. Pode causar dor e dificultar muito o dia-dia.

Raramente são causa da dor, porém podem ser sintomáticos dependendo do tamanho e posição.

Nesse artigo vamos saber mais sobre a osteofitose, suas possíveis causas  e os tratamentos mais frequentes para essa doença.

A osteofitose é a formação de osteófitos em torno das vértebras da coluna. Isso acontece devido à pressão e ao desgaste do disco intervertebral e à instabilidade provocada por essa condição na coluna vertebral. O organismo, visando estabilizar a coluna, produz material ósseo,  que forma esse relevo entre as vértebras.

Causas

O desgaste dos discos intervertebrais é a causa da osteofitose. Essa deterioração pode ser ocasionada pelo envelhecimento, genética, má-postura, desvios posturais, reumatismo, fraturas, obesidade e sedentarismo. O quadro, atualmente, não afeta apenas indivíduos com mais de 50 anos de idade, já que está muito associada a comportamentos sociais contemporâneos não saudáveis.

Sintomas e diagnóstico

Geralmente a osteofitose não causa sintomas sendo diagnosticada por associação a outras condições, como a hérnia de disco, por exemplo. No entanto, em alguns casos, a compressão de estruturas nervosas na coluna pode provocar dores no pescoço, costas, ombros, braços e também nos membros inferiores como coxas e pernas.

Exames de imagem como radiografia, tomografia e ressonância magnética são as formas mais eficientes de diagnosticar a osteofitose.

Tratamento

A osteofitose não tem cura e o seu tratamento tem como objetivo reduzir as dores e devolver a qualidade de vida aos pacientes.

A terapia medicamentosa com o uso de analgésicos e antiinflamatórios pode ser associada a sessões de fisioterapia.

O fortalecimento muscular e a reeducação postural podem ser indicados visando estabilizar e realinhar o máximo possível a coluna vertebral

Em casos mais graves, em que o existe desalinhamento progressivo da coluna ou distúrbio neurológico, pode ser indicada cirurgia.

Agora você já sabe um pouco sobre a osteofitose e os possíveis tratamentos. Com isso, é essencial procurar um hospital que possa fornecer todo o acompanhamento necessário para que o tratamento seja rápido e eficaz. Além disso, a tecnologia é importante já que é a melhor forma de ter precisão na hora de diagnosticar. O Hospital Madre Teresa possui um núcleo ortopédico com todas essas características para melhor tratá-lo. Entre em contato conosco e agende uma consulta.