Infelizmente, existem muitas doenças nos dias atuais que podem nos atingir. Por isso, é tão importante fazer consultas periódicas e exames de rotina. Entretanto, algumas doenças são silenciosas e demoram a mostrar algum tipo de sintoma. Algumas delas são ortopédicas, exemplo são as doenças que são tratadas na área de ortopedia oncológica.

Você não sabe o que é a ortopedia oncológica? Nesse texto vamos explicar os conceitos dessa importante área da medicina e como ele atua. Assim, você poderá conhecer mais sobre essa especialidade que salva a vida de muitas pessoas.

Leia o texto e entenda mais!

O que é?

A ortopedia oncológica é a especialidade que trata os tumores que atacam os ossos, tendões e cartilagens. Podemos dizer que é o câncer do sistema ósseo e o tratamento deve começar o mais rápido possível para que não se desenvolva. Outra atribuição da ortopedia oncológica é cuidar de pacientes com neoplasias, que é quando o câncer de outros órgãos se espalha e atingem outras áreas, como os ossos.

Como é o diagnóstico?

Para detectar a presença de tumores nos ossos existem alguns métodos que podem ser utilizados. Primeiramente, é necessário passar por uma consulta com o especialista para que ele avalie qual será o melhor exame para obter o diagnóstico correto.

O mais comum é utilizar exames por imagens, além de frequente é o que proporciona maior precisão para o médico. A tomografia computadorizada é recomendada em alguns casos, vai depender das características do tumor e a sua localização. O melhor exame para identificação é a ressonância magnética, ele permite uma análise com pouco espaço para erro.

Qual é o tratamento?

Após a consulta e a realização do exame o médico especialista em ortopedia oncológica vai propor o tratamento mais seguro ao paciente. As possibilidades vão depender de como o tumor foi classificado: maligno ou benigno. A cirurgia pode ser indicada nos dois casos, entretanto, quando o tumor é maligno serão necessárias outras medidas.

Os outros métodos utilizados são chamados de adjuvantes e são usados após a cirurgia. Eles também são usados em outros tipos de câncer como a quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. Nesses casos também há a contribuição para que o câncer não se espalhe por outras áreas do corpo.

Nos últimos anos houve muitos avanços no tratamento de doenças da área de ortopedia oncológica. Assim, surgiram algumas técnicas que fazem a preservação do membro e evita a amputação em casos extremos. Exemplo disso, é a colocação de próteses ósseas, enxertos, transplante de osso branco e cimentação. Deste modo, pode ser feito a reconstrução da parte afetada para evitar maiores prejuízos ao paciente.

Esses foram alguns pontos importantes para que você possa conhecer mais sobre a ortopedia oncológica. Essa área está em constante evolução e ainda deve avançar muito nos próximos anos. O quanto mais rápido o tumor for identificado maior será a possibilidade de um tratamento bem-sucedido, por isso é importante estar sempre atento a qualquer anormalidade em seu corpo.

Para um tratamento eficiente é preciso de bons profissionais e estrutura moderna para atender as necessidades. O Hospital Madre Teresa tem tradição no tratamento de doenças oncológicas ortopédicas. Ligue e agende uma consulta: (31) 3339-8455.