Entre os problemas ortopédicos que acometem os pés, o joanete está entre os mais comuns. Segundo os especialistas, ele é mais frequente em adultos e idosos. Depois dos 50 anos, 1 em cada 45 brasileiros pode apresentar o problema.

 

O nome correto da patologia é hálux valgo, que significa “dedão para fora”. Ela ocorre devido a um desalinhamento entre as estruturas ósseas, mais precisamente na base do primeiro metatarso (o osso que liga o dedão à parte central do pé), na chamada articulação metatarsofalângica do hálux.

 

Os sintomas podem variar bastante de uma pessoa para outra, de acordo com fatores como idade, tempo de permanência na postura ereta durante o dia e tipo de calçado utilizado com mais frequência. Os principais são:

 

  • formação de uma saliência óssea, com aspecto de calo, na base do dedão;
  • dor na região da calosidade, que pode irradiar para os outros dedos e para a região plantar;
  • vermelhidão e calor na superfície articular;
  • rigidez do dedão e dificuldade para caminhar.

 

Só quem sofre com o joanete sabe o quanto ele pode incomodar e dificultar a realização das atividades diárias, prejudicando a qualidade de vida. Para aliviar os incômodos é preciso tomar alguns cuidados especiais, como mostraremos agora.

Aprenda os cuidados diários para aliviar o joanete dolorido

 

Tudo começa com a escolha dos calçados. É preciso dar preferência aos modelos confortáveis, de bico arredondado ou quadrado e salto medindo, no máximo, três centímetros. 

 

Outro cuidado importante em relação à escolha dos calçados é não usar o mesmo par por dois dias seguidos ou mais. Isso evita o atrito nas mesmas regiões do pé, que aumenta o incômodo causado pelo joanete.

 

Uma recomendação para ajudar no alinhamento das estruturas ósseas e no fortalecimento da musculatura é andar descalço sempre que possível, de preferência em terrenos irregulares.

 

Para aliviar a dor e reduzir a inflamação, a compressa gelada é uma ótima alternativa. Aplique o gelo usando uma toalha para proteger a pele e evitar queimaduras. O ideal é usar a compressa durante vinte minutos, três vezes ao dia.

 

Por fim, a principal orientação para aliviar o joanete dolorido é: procurar atendimento em um centro médico especializado em ortopedia. Com o tratamento adequado é possível controlar as dores e evitar qualquer prejuízo para a qualidade de vida.