No mundo todo, a maioria das pessoas já pode esperar viver mais que 60 anos pela primeira vez na história. O envelhecimento populacional impõe desafios tanto no tratamento quanto na prevenção das doenças, para que as pessoas possam envelhecer com saúde.

O aumento da expectativa de vida, por si só, é um motivo de comemoração. Mas, viver mais deve ser uma conquista acompanhada de viver melhor – a qualidade de vida e o bem-estar importam muito.

Assim, para envelhecer com saúde, é fundamental adequar o estilo de vida já no tempo presente. São hábitos simples – muitas deles já conhecidas por todos nós – mas que geram um grande impacto na forma como o organismo reage à passagem dos anos. 

Veja, agora, quais são as 3 principais atitudes para envelhecer com saúde e não espere mais para colocá-las em prática!

1. Cuide do condicionamento físico

Inserir a prática de atividades físicas na rotina é a receita para melhorar e manter a função musculoesquelética, o equilíbrio, a resistência e a coordenação motora. Todos esses aspectos motores são fundamentais para envelhecer com saúde.

Além disso, os exercícios ajudam a controlar o peso corporal e promovem o bom funcionamento do sistema cardiovascular, prevenindo doenças como diabetes e hipertensão.

2. Faça da alimentação saudável um hábito

Depois de dar adeus ao sedentarismo, o próximo passo para envelhecer bem é cuidar da alimentação. Manter uma dieta equilibrada, rica em todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, deve ser um hábito – não um sacrifício.

É claro que vez ou outra podemos nos deliciar com doces ou frituras. Mas, no dia a dia, o ideal é caprichar no consumo de verduras, legumes, cereais e frutas. 

Dar preferência para carnes magras também faz parte de um cardápio que promove saúde, assim como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ultraprocessados.

3. Mantenha as consultas médicas em dia

Há um ditado que diz: “prevenir é melhor que remediar”. Quando se trata dos cuidados com a qualidade de vida e do que precisamos fazer para envelhecer bem, não poderia haver alerta mais adequado.

Por isso, é fundamental manter os exames de rotina em dia, para que seja possível acompanhar os principais indicadores do metabolismo, como a taxa de glicose sanguínea e os níveis de colesterol. 

Considerando a saúde ortopédica, é preciso observar o surgimento de sintomas como dor ou crepitação nas articulações, dores musculares ou problemas mais específicos como a lombalgia.  Se as complicações persistirem, é hora de procurar o consultório médico.

Qualquer mudança em prol da qualidade de vida, por menor que seja, gera muitos benefícios para o funcionamento do organismo. Nunca é tarde para colocar em prática as atitudes que nos ajudam a envelhecer com saúde!