No Brasil, as dores na lombar são um dos principais motivos que levam uma pessoa a procurar atendimento em um centro de ortopedia. Trata-se de uma questão de saúde pública que afeta milhões de pessoas, comprometendo de forma grave a sua qualidade de vida.

A dor lombar (também chamada de lombalgia) é mais frequente em adultos e idosos e tanto quem é sedentário quanto quem pratica atividades físicas regularmente pode sofrer com o problema. Em cada caso, um mecanismo diferente dá origem ao quadro.

Além da abordagem terapêutica conduzida pelo ortopedista, o tratamento da lombalgia requer a adoção de alguns cuidados diários. Com ações simples, é possível minimizar a dor lombar e otimizar os resultados da intervenção médica. Veja quais são elas a seguir.

 

Evite permanecer sentado por longos períodos

Quando estamos sentados, a curvatura natural da coluna lombar (denominada lordose) sofre uma mudança que leva à atuação de forças de compressão sobre a estrutura vertebral.

A longo prazo, essa má postura pode gerar desvios e acarretar o surgimento da hérnia de disco. 

Para aliviar a pressão na região lombar, é fundamental fazer pausas para levantar e caminhar por alguns minutos sempre que você permanecer meia hora sentado. 

Também é preciso ajustar o encosto da cadeira. Se ele for fixo, você pode usar uma almofada para formar a curvatura da lombar. 

 

Corrija a postura durante os movimentos

Seja para sentar, levantar do colchão ou pegar algo pesado no chão, devemos usar a musculatura dos braços e pernas como motores principais; não podemos nunca sobrecarregar a lombar.

Uma boa forma de equilibrar a nossa postura é manter a coluna e todo o tronco firmes e alongados, como se houvesse um fio nos puxando do alto. Dessa forma, ativamos músculos que protegem a região lombar do estresse.

 

Invista no fortalecimento muscular

E por falar em ativar músculos que protegem a região lombar, precisamos reforçar a importância do fortalecimento da musculatura abdominal, paravertebral e dos músculos da região glútea.

Manter esse conjunto forte é essencial para a sustentação da coluna lombar e a prevenção de desvios e lesões. Os alongamentos completam os cuidados com a estrutura osteomuscular.

Adotando esses cuidados você conseguirá minimizar as dores na lombar e contribuir para que os resultados do tratamento com o ortopedista venham de forma mais efetiva e duradoura.