Tendinite é uma inflamação comum que ocorre nos tendões, estruturas responsáveis por ligar músculos aos ossos. Tem frequência maior na região do joelho, ombros, punho e cotovelo, mas pode acontecer em qualquer tendão do corpo. É uma das principais causas de afastamento do trabalho.

É caracterizada por dores, vermelhidão e dificuldade em movimentar a região atingida. Geralmente os tendões são os primeiros a sofrer após algum trauma pois não são resistentes como os ossos e nem tão flexíveis como os músculos.

O que causa inflamação no tendão?

Os esforços excessivos e repetitivos, são as causas mais comuns da tendinite. No entanto, ela pode se desencadear em função de trauma ou mesmo infecções.

Situações do cotidiano podem causar tendinite também, como a má postura corporal, a falta de alongamento e a sobrecarga, devido a constante contração dos músculos.

Além desses fatores, com o envelhecimento a circulação sanguínea se torna deficiente na região dos tendões.

Pacientes com doenças autoimunes são propensos a desenvolver tendinite, pois o corpo passa a entender que os tendões são inimigos.

É possível identificar os sintomas da tendinite

Os sintomas podem variar de acordo com o lugar atingido, apresentando na maioria dos casos vermelhidão e sensação de calor, dor a movimentação e redução da força.

A depender do tendão acometido existem quadros específicos. Quadros ao nível do ombro podem resultar em dor e limitação que se confundem com quadro da coluna cervical. Doenças ao nível do joelho podem resultar em dor e limitação das atividades físicas.

Prevenção

A melhor maneira de evitar o desenvolvimento da tendinite é manter uma prática saudável de vida. Adquirir equilíbrio entre capacidade física e demanda do dia a dia. Fazer pausas periódicas durante estas atividades, utilizando esse tempo para alongar o corpo também é uma ótima medida.

Quando possível reestruturar o ambiente de trabalho e estudo de modo que fique ergonômico, ou seja, que os móveis, principalmente como cadeiras e mesas de computador se adequem ao tamanho das pessoas.

Como encontrar o tratamento ideal?

O tratamento convencional para a tendinite na maioria das vezes é conservador, ou seja, não cirúrgico. Primeiramente é necessário entender a causa real do quadro para que mudanças das práticas sejam realizadas.

Em quadros agudizados uso de medicamentos anti-inflamatórios associados a compressas de gelo podem ser utilizadas para aliviar a dor.

Junto do uso dos medicamentos pode ser recomendado fazer sessões de fisioterapia ou mesmo adequar práticas físicas. Em alguns casos graves pode ser necessário imobilizar o local atacado pela tendinite por um período.

Quando é identificado que a causa das inflamações envolve as práticas de movimentos repetitivos, é extremamente importante evitar tal prática e recorrigir a postura.

Necessidades cirúrgicas podem ser discutidas caso a caso diante da não melhoria das medidas anteriores.

Diagnóstico e avaliação médica

Para diagnosticar o quadro de inflamação no tendão, o médico recorre a exames físicos e exames de imagem, como ultrassom e ressonância. Somado a esses exames, o médico leva em consideração a história do paciente. É baseado no histórico do paciente que é possível identificar se ele pratica movimentos repetitivos ou excede suas capacidades.

A equipe de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Madre Teresa possui profissionais de alta qualidade para o tratamento e diagnóstico da tendinite e está preparada para atendimento em consultório, além as emergências, através de atendimento 24 horas.