Quem fica muito tempo com o pescoço curvado, mexendo no celular ou tablet pode acabar desenvolvendo uma síndrome caracterizada por dores frequentes no pescoço, coluna e ombros, conhecida como ‘Text Neck’ ou Síndrome do Pescoço de Texto. 

A má postura é o principal fator para o surgimento da síndrome. Tendemos a manusear o aparelho sempre muito abaixo da altura dos olhos, o que nos faz curvar a cabeça. Longos períodos nessa posição, faz com que o peso seja depositado todo no pescoço, gerando dores no pescoço, tensão muscular ou mesmo rigidez. O peso da cabeça passa de cinco para 27 kg.

Como o home office potencializou as dores ocasionadas pela má postura?

Muita gente passou a trabalhar de casa neste período de pandemia, graças às medidas de distanciamento social. A grande maioria sem nenhum preparo para isso – em termos de ergonomia das estações de trabalho -. Neste período há um agravamento das dores na coluna, de modo geral e, também, do pescoço.

No seu home office, cada item deve ficar disposto de maneira a facilitar sua utilização. A tela do computador, por exemplo, precisa estar disposta a altura dos olhos, para que você evite ficar curvado por longas horas e a mesa precisa ter uma regulagem, de acordo com a altura de quem a utiliza, para proporcionar maior naturalidade e conforto ao corpo.

Celulares – como manusear? 

A utilização dos celulares, como mencionado acima, deve ser feita com uma postura correta. Os dedos e as articulações também sofrem com a má utilização, por isso siga as dicas:

  • Segure o celular em uma altura próxima ao queixo.
  • Evite forçar o pescoço inclinando a cabeça ao utilizar o celular.
  • Evite excesso de força ao segurar o aparelho – lembre-se que as mãos também sofrem com o tempo de exposição.
  • Sempre que possível, troque a posição e ângulo do aparelho, para diversificar os movimentos. 
  • Faça exercícios com o pescoço, dedos e as articulações das mãos, para evitar dores.
     

Identificando o Text Neck

Assim como diversas patologias, prevenir é a melhor saída e, neste caso, a prevenção pode estar bem mais acessível, dependendo apenas do não uso excessivo dos aparelhos e da  má postura corporal.

Mas, caso sinta frequentemente dores de cabeça  e no pescoço, dor cervical ou nas costas, dores nos ombros ou rigidez muscular, procure seu ortopedista. A síndrome de Text Neck é diagnosticada por ele e o tratamento pode envolver uma equipe multidisciplinar.

Leia mais:
Cuidados com a saúde óssea durante as férias

Desvendamos 4 mitos e verdades sobre tendinite