Quem sofre com dores constantes nos joelhos já deve ter ouvido falar em um procedimento conhecido popularmente por infiltração. O procedimento tratamento, que envolve a injeção intra-articular de medicamentos para a melhora de sintomas relacionados aos processos de desgaste e à inflamação que os acompanha. Este também pode ser acompanhado da viscossuplementação que também é um procedimento  simples e ambulatorial, que consiste na aplicação de  ácido hialurônico no joelho.

Poucas pessoas conhecem o procedimento pelo nome dado na literatura médica, mas se o nome assusta, o procedimento também é temido por grande parcela dos pacientes. Mas os incômodos frequentes e as dores os encorajam para realizarem a aplicação de ácido hialurônico no joelho.  Mas vamos explicar, ao longo do nosso artigo de hoje, um pouco mais sobre o tratamento das dores no joelho.

Dores nos joelhos

A artrose é uma doença em que há degeneração  da cartilagem e danifica a articulação de maneira irreversível. A doença pode ser evidenciada por meio da  dor e da restrição para movimentação das articulações que pode ser acompanhada de edema e aumento da temperatura da articulação.

A patologia afeta principalmente adultos e idosos, mas também pode ocorrer em outras idades, tendo em vista, principalmente, fatores como obesidade, sobrecarga nas articulações ou da alimentação do indivíduo, principalmente quando esta é pobre em nutrientes e deixam de fortalecer a estrutura musculoesquelética.

Tratando a dor no joelho

A viscossuplementação é um  tratamento que visa amenizar as dores do paciente e proporcioná-lo mais alívio. O processo é simples e ambulatorial, mas muita gente teme o procedimento por envolver a injeção intra-articular.

A infiltração ocorre por meio da aplicação de ácido hialurônico no joelho. A substância atua na melhora de sintomas relacionados ao desgaste e à inflamação que o acompanha.

Infiltração: quando fazer?

Na maioria dos casos em que o procedimento é recomendado, o principal objetivo é que ele funcione para o alívio da dor e permita a reabilitação do paciente. Por isso, o mesmo só é feito após estudo de caso, a depender da intensidade dos sintomas e do grau de acometimento da articulação.

A viscossuplementação não deve ser encarada como um procedimento isolado, mas, sim, como parte importante de um tratamento, que deve envolver fisioterapeuta e em alguns casos nutricionista, principalmente quando a questão principal envolve obesidade e a falta de nutrientes. Os profissionais de educação física – em casos que forem indicadas atividades mais intensas para o fortalecimento muscular – também podem ser envolvidos.

Tratando a artrose com cirurgia minimamente invasiva

A cirurgia robótica é uma realidade bem sucedida que a tecnologia trouxe para a medicina. Ela é uma opção para oferecer aos pacientes melhores resultados nos procedimentos cirúrgicos, incluindo menos dor e uma recuperação mais rápida.

As artroplastias (prótese  do joelho) também podem ser realizadas com o auxílio do braço robótico. Nos casos de artrose avançada, o procedimento possibilita ao médico cirurgião realizar o procedimento com mais exatidão.

O Hospital Madre Teresa é referência!

O Hospital Madre Teresa é referência no uso de tecnologia para as cirurgias no joelho. Quer saber mais sobre os procedimentos realizados, tirar dúvidas ou ser atendido(a) por um dos nossos profissionais? Entre em contato conosco.

#DicaDoOrtopedista

Pratique atividades físicas regularmente e consuma alimentos ricos em nutrientes.

O primeiro robô ortopédico Mako do Brasil é nosso!

Dor, inchaço, dificuldades de locomoção: Por que as lesões do ligamento incomodam tanto