A Cirurgia Minimamente Invasiva é um procedimento realizado por meio de pequenas incisões e instrumentos cirúrgicos especiais. A técnica vem ganhando muita popularidade na Europa, nos últimos 20 anos. 

A ortopedia moderna tem utilizado os procedimentos minimamente invasivos com sucesso nos centros cirúrgicos e consultórios, proporcionando aos pacientes vários benefícios, entre eles: menos dor e recuperação pós-operatória mais rápida.

Benefícios 

As técnicas minimamente invasivas têm como característica principal a menor agressão aos tecidos, ou seja, os cortes mínimos, buscam a resolução ou diagnóstico do problema com danos funcionais e estéticos reduzidos.

Essa técnica pode representar para o paciente os seguintes benefícios;

  • Menor sangramento
  • Processo inflamatório reduzido
  • Menos dor
  • Redução nas cicatrizes
  • Tempo de recuperação pós-operatório menor

 Procedimentos Ortopédicos  Minimamente Invasivos 

As mais variadas especialidades ortopédicas utilizam os procedimentos minimamente invasivos na realização de diagnósticos de patologias ou em cirurgias. Entre os procedimentos, destacamos a cirurgia robótica, que utiliza ferramentas tecnológicas proporcionando um planejamento cirúrgico, cortes e suturas mais precisos, devido ao cruzamento de dados e imagens ampliadas em alta resolução.

Os procedimentos minimamente invasivos podem ser usados para tratar problemas como:

Coluna

Cirurgias endoscópicas para o tratamento de Hérnia de disco lombar e cervical, Estenose cervical e lombar, Espondilodiscite, Tumores e Coccdínia. 

Quadril 

Artroscopia de quadril, radiofrequência e infiltração articular com ácido hialurônico. Esses tratamentos podem ser utilizados em nervos sensíveis e lesões diversas como a síndrome do impacto.   

Joelho

Além da Artroscopia, os joelhos podem receber infiltração guiada por ultrassom e a Artroplastia, ou seja,a colocação de próteses totais ou parciais nos joelhos. O procedimento robótico proporciona rapidez e precisão no posicionamento dos implantes.

Tornozelo e Pé

O Hálux valgus (Joanete), rotura do tendão de aquiles, artroses, tendinites e fraturas por impacto são alguns dos problemas que podem ser tratados com as técnicas minimamente invasivas na região dos pés e tornozelos.

Ombros, cotovelo e mãos 

A  artroscopia pode ser utilizada para o reparo dos tendões do manguito rotador no ombro e também em reparos nos cotovelos e punhos. As infiltrações articulares são outros procedimentos minimamente invasivos aplicáveis nesses membros superiores.   

Leia também: 

Tire suas dúvidas sobre LER (Lesão por Esforço Repetitivo)

Diagnóstico e tratamento da lombalgia