Política de Qualidade
A Política de Qualidade do Hospital Madre Teresa tem como objetivo garantir a melhoria contínua da qualidade dos serviços e a segurança do paciente. Seguindo essa premissa, há mais de anos foi implantado um Sistema de Gestão da Qualidade que desenvolve, implementa e monitora os processos relacionados à melhoria contínua das práticas assistenciais e administrativas do HMT. São eles:
Gestão da Segurança
O objetivo é criar uma cultura voltada para a prevenção, controle e redução dos riscos do ambiente hospitalar por meio do mapeamento dos riscos e da criação de uma sistemática de gerenciamento de eventos.
Gestão dos Registros
Ações voltadas para a prática do registro seguro, de forma a garantir a continuidade e integralidade da assistência.
Gestão da Informação
Realizada por meio da gestão de indicadores da prática clínica.
Gestão da Clínica
Com base na prevalência, gravidade e risco, o Hospital Madre Teresa elegeu quatro Protocolos Institucionais: Dor Torácica, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Artroplastia de Quadril e Sepse. Além disso, o HMT adota outros 14 protocolos associados à segurança do paciente.
Gestão do Cuidado
Gerenciamento do fluxo assistencial do paciente cirúrgico e fluxo assistencial do paciente crítico.
Auditoria Clínica
Ferramenta para avaliar e melhorar a prestação de cuidado.
Certificação Internacional
Compromisso com a qualidade, segurança e satisfação dos pacientes
O Hospital Madre Teresa preza pela qualidade dos serviços prestados, visando à segurança da assistência ao paciente. Seguindo essa premissa, o HMT adotou, em 2004, o Sistema de Gestão da Qualidade, com o objetivo de desenvolver, implementar e monitorar os processos relacionados à melhoria contínua das práticas assistenciais e administrativas do Hospital.
Em 2011, o HMT foi acreditado com o selo ONA nível 3, o grau mais elevado de uma certificação nacional concedido às instituições de saúde brasileiras. O reconhecimento foi obtido por meio de auditoria criteriosa, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), especializados na certificação e implementação de programas de gestão da qualidade no setor de saúde.
A busca por garantir serviços ainda melhores e mais seguros impulsionou as equipes do HMT para a conquista de um certificado internacional. Depois de meses de trabalho intenso e de dedicação total, o Hospital Madre Teresa, após avaliação dos auditores canadenses, recebeu em 2012, por meio do Canadian Council on Health Services Accreditation (Conselho Canadense de Acreditação em Serviços de Saúde) o Certificado Internacional de Acreditação Canadense.
Em 2014, mais um importante reconhecimento mostrou como o Hospital Madre Teresa vem seguindo o caminho certo rumo às melhores práticas de qualidade e segurança assistencial e conquistou a faixa ouro na categoria “Rumo à Excelência” do Prêmio Mineiro de Qualidade. A premiação reconhece as empresas que se destacam por meio da avaliação das práticas de gestão em relação ao modelo de excelência da Fundação Nacional de Qualidade.
Novos desafios foram aceitos em busca da melhoria contínua, e recentemente o Hospital Madre Teresa conquistou a recertificação internacional no grau diamente. Diamante é o grau máximo que pode ser conquistado, segundo a metodologia canadense Qmentum de excelência, que avalia a qualidade e a segurança dos serviços de saúde.
A recertificação da Acreditação Canadense, válida para o triênio 2016/2018, sob a auditoria da Accreditation Canada International (ACI) significa que os novos critérios internacionais, agora mais rigorosos, vêm sendo atendidos, confirman- do o compromisso do Hospital Madre Teresa com a satisfação e a confiança do cliente.