Ortopedia e Traumatologia
A Clínica de Ortopedia e Traumatologia faz parte da história do Hospital Madre Teresa desde a sua formação, em 1982, quando iniciou-se no Hospital a clínica de Cirurgia da Mão. A organização como serviço se de a partir da segunda metade da década de 80, quando passou a crescer, se projetar e ter reconhecimento estadual e nacional.
Serviço fundado pelo Ronaldo Percop em 1993 e coordenado por ele durante vários anos, e posteriormente coordenado pelo Dr. Lúcio Honório de Carvalho Júnior. Atualmente sob responsabilidade do Dr. Wilel Almeida Benevides. Atualmente, os mais de 30 membros da Clínica Ortopédica atuam em subespecialidades, sendo que dez deles têm mestrado e cinco têm doutorado. Muitos são professores universitários.
O Hospital Madre Teresa é o maior centro de Ortopedia de Minas Gerais, com relevante expressão nas diversas áreas de atuação da Ortopedia e Traumatologia: artroplastias, artroscopias, cirurgias reconstrutivas e outros procedimentos que demandam maior capacidade técnica e experiência dos cirurgiões. Atualmente, o hospital trabalha com cirurgia robótica nas diversas áreas, sendo um dos maiores centros de cirurgia robótica da América Latina.
O serviço possui especialistas em todas as áreas de atuação da ortopedia, com exceção da ortopedia infantil, consequência do perfil da instituição que não atende pacientes dessa faixa etária.
A formação de especialistas na instituição teve como embrião o estágio oferecido aos médicos residentes do Hospital da Clínicas/UFMG, como parte de sua especialização em cirurgia da mão e membros superiores. Seu nível de organização e complexidade foi se desenvolvendo até que em janeiro de 1993, quando foi criado o Serviço de Ortopedia e Traumatologia, o Hospital Madre Teresa (HMT) passou a oferecer uma vaga de residência médica. Desde então mais de 50 profissionais foram formados, com mais de 98% de aprovação nos exames para obtenção do título de especialista junto à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Em 2007 iniciou-se importante intercâmbio entre o Serviço de Ortopedia do HMT e seu congênere na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Como estágio, o residente do segundo ano permance por dois meses naquele serviço, enquanto um residente alemão realiza parte do seu treinamento no Hospital Madre Teresa.
A produção científica dos membros do Serviço é bem relevante, com mais de inúmeros trabalhos científicos e capítulos de livros publicados em periódicos nacionais e internacionais. O Dr. Lúcio Honório de Carvalho Júnior lançou, em 2008, o livro Fundamentos de Ortopedia e Traumatologia voltado para o ensino acadêmico de medicina.
Assista o vídeo abaixo e conheça o Projeto Memórias da Ortopedia Mineira com a história do Grupo de Ortopedia do Hospital Madre Teresa.
Corpo Clínico da Ortopedia
