Ortopedia e Traumatologia
A Clínica de Ortopedia e Traumatologia faz parte da história do Hospital Madre Teresa desde a sua formação, em 1982, quando iniciou-se no Hospital a clínica de Cirurgia da Mão. A organização como serviço se de a partir da segunda metade da década de 80, quando passou a crescer, se projetr e ter reconhecimento estadual e nacional.
Seu primeiro coordenador foi o Dr. Ronaldo Percopi de Andrade, indivíduo dinâmico, agregador, incansável estimulador do desenvolvimento científico e profissional de toodos os membros do grupo. Atualmente, os mais de 30 membros da Clínica Ortopédica atuam em subespecialidades, sendo que dez deles têm mestrado e cinco têm doutorado. Sete são professores universitários (UFMG, PUC Minas, Uni-BH e Universidade de Itaúna), sendo que o atual coordenador da Clínica o Dr. Lúcio Honório de Carvalho Júnior.
O Hospital Madre Teresa é o maior centro de ortopedia de Minas Gerais, com relevante expressão na área de artroscopia das diversas articulações e com a maior experiência em artroplastias em todo o estado.
O serviço possui especialistas em todas as áreas de atuação da ortopedia, com exceção da ortopedia infantil, consequência do perfil da instituição que não atende pacientes dessa faixa etária.
A formação de especialistas na instituição teve como embrião o estágio oferecido aos médicos residentes do Hospital da Clínicas/UFMG, como parte de sua especialização em cirurgia da mão e membros superiores. Seu nível de organização e complexidade foi se desenvolvendo até que em janeiro de 1993, quando foi criado o Serviço de Ortopedia e Traumatologia, o Hospital Madre Teresa (HMT) passou a oferecer uma vaga de residência médica. Desde então mais de 50 profissionais foram formados, com mais de 98% de aprovação nos exames para obtenção do título de especialista junto à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Em 2007 iniciou-se importante intercâmbio entre o Serviço de Ortopedia do HMT e seu congênere na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Como estágio, o residente do segundo ano permance por dois meses naquele serviço, enquanto um residente alemão realiza parte do seu treinamento no Hospital Madre Teresa.
A produção científica dos membros do Serviço é bem relevante, com mais de 100 trabalhos científicos e capítulos de livros publicados em periódicos nacionais e internacionais (vide página 30). O Dr. Lúcio Honório de Carvalho Júnior lançou, em 2008, o livro Fundamentos de Ortopedia e Traumatologia voltado para o ensino acadêmico de medicina.
Assista o vídeo abaixo e conheça o Projeto Memórias da Ortopedia Mineira com a história do Grupo de Ortopedia do Hospital Madre Teresa.
Corpo Clínico da Ortopedia