Todas as características físicas dos pais podem ser transmitidas aos filhos, mas  elas se modificam, são moduladas ao serem herdadas conforme exposição do meio ambiente. Para algumas doenças, o fator ambiental pode ser nulo, mas para outras pode ter grande peso. Existem doenças que são claramente hereditárias e aparecem devido à alteração em um gene ou cromossomo, já outras que apesar de componente genético, sofrem grande modulação do meio ambiente. Em relação aos problemas ósseos, dois podem surgir através da hereditariedade. São eles: o joanete e a osteoporose.

O joanete e a osteoporose

O joanete, ou hálux valgo, como é conhecido cientificamente, é a formação de uma saliência óssea que aparece na articulação metatarsofalângea do hálux, na base do primeiro metatarso – um osso longo que liga os dedos até a parte central dos pés. O hálux acaba sofrendo um desvio lateral na direção do segundo dedo. O joanete surge a partir do momento em que há um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés. Segundo pesquisas, cerca de 60% das pessoas que possuem joanetes têm histórico familiar do problema.

Já a osteoporose diz respeito a uma condição metabólica. É caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. Os ossos são constituídos de uma matriz na qual são depositados complexos minerais com cálcio. Eles também estão em constante processo de renovação. Afinal, são formados por células denominadas osteoclastos. Possuem a função de reabsorver as áreas envelhecidas e também por outras, os osteoblastos, que produzem ossos novos. Com o passar dos anos, a absorção das células velhas aumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. Logo, os ossos se tornam mais porosos e acabam perdendo a resistência. É aí que surge a osteoporose.

Afinal, as doenças hereditárias podem ser revertidas?

Definitivamente, um quadro de doença hereditária pode ser revertido. Pois muita das características que foram herdadas dos pais podem se modificar durante algum tempo ou serem moduladas com base em fatores ambientais. O fato de a doença estar presente no histórico da família, não significa que ela será desenvolvida em determinado indivíduo.

Métodos que podem evitar o desenvolvimento de doenças ortopédicas hereditárias

De um modo geral, hábitos de vida saudáveis podem ajudar a prevenir as doenças ortopédicas, mesmo sendo hereditárias. Manter a prática de exercícios regularmente e sem exageros e ter uma alimentação adequada e sempre realizar consultas médicas. Os métodos podem contribuir para a prevenção ou reversão de algum problema ósseo, independentemente do histórico familiar.

Saiba que no Hospital Madre Teresa você encontra profissionais de saúde bem capacitados e que estarão sempre aptos a cuidar de você. Entre em contato e agende já a sua consulta.