A dor no joelho pode ocorrer em função de diversos fatores. Dividimos a grosso modo em fatores mecânicos, em que existem causas anatômicas que explicam a dor, como rupturas ligamentares, meniscais; e em fatores não anatômicos, em que desequilíbrios musculares associados a sobrecargas são os causadores da dor, como as dores anteriores (femoro patelar), erradamente conhecidas como condropatia. Fatores como excesso de peso, desgaste na articulação ou prática esportiva podem estar relacionados a causa de dor. Muitas vezes as dores são apenas reações a algumas atividades simples do cotidiano.

No entanto, quando elas permanecem por mais tempo podem significar o surgimento de doenças ou mesmo a cronificação de quadros simples. As dores podem atingir pessoas de qualquer idade e são muito frequentes. A seguir descreveremos quais são as causas, os sintomas e os principais tratamentos para curar a dor no joelho.

Causas variáveis

Na maior parte dos casos as dores acontecem devido a um desalinhamento da articulação, que pode ocorrer de duas formas distintas, conhecidas popularmente como “joelho pra dentro” e “joelho pra fora”. Nas duas situações o peso do corpo não se distribui de modo equilibrado, resultando no desgaste, e consequentemente na dor.

Outra causa para as dores envolve a sobrecarga física sem o preparo físico adequado. O mesmo vale para as atividades esportivas feitas sem o devido cuidado e repetidas frequentemente. Por isso é tão importante ter um acompanhamento de profissional ao realizar treinos de academia, por exemplo.

O sedentarismo também está entre as principais causas de dor no joelho por conta da falta de força nos músculos, que consequentemente não conseguem proteger as articulações.

Outra causa para o desenvolvimento da dor é o histórico de cada pessoa, ou seja, quem já passou por traumas na região têm propensão a desenvolver a dor.

A dor no joelho pode ser sintoma de quais doenças?

São muitas doenças relacionadas à dor, dentre elas podemos citar:

  1. Síndrome da dor patelofemoral: desgaste nas cartilagens;
  2. Apofisite tibial: inflamação na região anterior à tíbia;
  3. Tendinite: inflamação no tendão, muito comuns em quem pratica esportes;
  4. Lesão no menisco lateral ou medial;
  5. Ruptura dos ligamentos;
  6. Cisto de Backer;
  7. Artrose;
  8. Bursite.

Como acontece o tratamento acontece?

Quando uma pessoa passa por um quadro de dor no joelho ela deve buscar auxílio médico, sendo ideal a avaliação feita por ortopedistas. Além de tratar a dor momentânea, eles são capazes de identificar se a dor é sintoma ou consequência de alguma outra doença e fazer o tratamento específico.

O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos ou até mesmo cirurgias quando necessário. Há também medidas específicas como uso de palmilhas e calçados específicos, indicação de repouso, uso de compressas e ate mesmo reabilitação com fisioterapia/academia. Isso na verdade varia individualmente.

Como evitar a dor no joelho?

Para prevenir a dor é necessário manter a musculatura do corpo fortalecida, equilibrada e alongada, isto através da prática de atividades físicas com monitoramento. Isso também ajuda a prevenir ou minimizar a obesidade, que é um fator de risco direto para a sobrecarga articular. Procurar ajuda de especialistas quando notar que o joelho não está indo bem é sempre adequado.

Busque um médico quando a dor persistir

Quando a dor no joelho persistir é de extrema importância fazer uma visita ao ortopedista. Através disso é possível identificar o motivo da dor, evitando que a situação se agrave.

O Hospital Madre Teresa possui uma equipe completa de Ortopedia e Traumatologia preparada para atendimento 24 horas em casos de urgência. Caso prefira, o paciente pode agendar uma consulta com um dos especialistas. O hospital fica na Av. Raja Gabaglia, 1002, no bairro Gutierrez.