Um problema ortopédico bem comum de acontecer é a luxação. Elas ocorrem geralmente por causa de uma queda, de um acidente de carro ou durante a prática de esportes. Mas mais importante, você sabe o que é e como tratar?

A luxação acontece quando os ossos que formam uma articulação saem da sua posição natural devido a uma pancada forte, o que pode resultar em muita dor, inchaço e dificuldade para mexer a área afetada.

Quer saber mais sobre como identificar e tratar uma luxação? Confira algumas dicas.

Quais os sintomas mais comuns?

Existem dois tipos de luxações: a completa e a incompleta. A completa ocorre quando os ossos que constituem uma articulação se desunem por completo e a incompleta ou subluxação, quando o deslocamento dos ossos ocorre de forma reduzida.

Muitas pessoas podem confundir a luxação com contusão, porém, contusões são mais comuns, ocorrem devido a pancadas que machucam tecidos e até músculos, mas não causam danos ósseos. A região fica dolorida, inchada e roxa.

As luxações podem ocorrer em diversas articulações, sendo as mais comuns ombros, dedos, joelhos, quadril e tornozelos. Conheça agora os principais sintomas e saiba identifica-la:

• Dor ao movimentar as articulações;
  • Inchaço na articulação agredida;
  • Dificuldade para fazer movimentos;
  • Dormência ao redor da luxação.

Como é o tratamento?

Quando ocorre uma luxação, o tratamento deve ser iniciado o mais depressa possível, por isso, é recomendado ir imediatamente para o hospital.

O tratamento vai depender da gravidade de cada problema, mas as principais formas de tratar incluem a imobilização da articulação agredida (caso o deslocamento tenha sido no pé, tornozelo ou panturrilha, pode ser necessário o uso de botas ortopédicas), e se for o caso, cirurgia.

Como prevenir uma luxação?

A luxação costuma ocorrer com mais frequência devido a pancadas fortes, acidentes de carro, quedas e vários outros motivos. A melhor maneira de evitar que ela ocorra é a prudência e utilização de equipamentos de segurança de forma correta.

No caso das crianças, é preciso evitar puxá-las pelos braços, com o intuito de não provocar força excessiva e na hora de brincar sempre equipá-las com segurança para que não ocorra nenhum acidente.

Agora que você já sabe quais os principais motivos para que ocorra uma luxação, fica muito mais fácil evita-la. Lembrando que é essencial o acompanhamento de um profissional desde o início do acidente para que não se agrave.

No Hospital Madre Teresa você encontra os melhores profissionais sempre dispostos a cuidar de você. Entre em contato e agende uma consulta.