Praticar exercícios é uma recomendação feita por médicos de várias especialidades. prática de esportes é vista como algo benéfico para a saúde, com vários efeitos positivos, até mesmo para o humor.

No entanto, é importante ter atenção para não exagerar. O excesso de exercícios, também conhecido como overtraining, desencadeia uma série de problemas físicos e psicológicos.

Se você não sente mais prazer durante os treinos, notou uma mudança em sua frequência cardíaca, tem dores musculares com frequência e dificuldades para dormir, é bem provável que você esteja sofrendo dessa condição.

Quais as consequências do overtraining?

Ao contrário do que muita gente pensa, exercícios em excesso podem trazer uma diminuição no condicionamento físico. Ao não deixar o corpo se recuperar de uma sessão intensa, os músculos e articulações acabam se deteriorando. A carga intensa de esforço físico também diminui a imunidade, abrindo espaço para resfriados e outras doenças.

As mulheres devem ter um cuidado ainda maior em relação ao overtraining. Muitas vezes, o ciclo menstrual pode ser alterado, causando amenorréia (ausência de menstruação) ou sangramentos frequentes.

Como evitar?

Não se deixe levar pela onda fitness das redes sociais. Respeite seu corpo e monte treinos com profissionais de educação física e fisioterapia. Além disso, faça intervalos para que seu corpo possa se recuperar de sessões muito intensas. Se você já sente os efeitos do overtraining no seu dia-a-dia, reduza a quantidade de treinos ou, em casos mais avançados, interrompa totalmente.