Após uma fratura, os fragmentos de um osso levam cerca de 4 a 12 semanas para se unirem e entre 6 meses e 1 ano para se cicatrizarem por completo, retornando à anatomia normal do osso. Ao longo destes meses, o organismo realiza uma série de processos para a restauração do tecido ósseo, com arquitetura e resistência normais. Caso não haja consolidação, pode haver a pseudoartrose ou a falha de consolidação da fratura.

O que é pseudoartrose

Significa que a fratura ainda existe mesmo após o período esperado para a consolidação. Não deve ser confundida com o retardo de consolidação em que os processos ainda estão ativos, porém lentos.

Embora não seja muito conhecida popularmente, esta é uma complicação que pode acontecer em qualquer fratura, submetida a tratamento cirúrgico ou não.

Causas da pseudoartrose

Como apontamos acima, a pseudoartrose está relacionada a uma falha no processo de consolidação do osso fraturado. Isto pode estar relacionado a vários fatores, e alguns dos principais são:

• Instabilidade mecânica
  • Vascularização deficiente no local da fratura
  • Tratamento e acompanhamento inadequados ou tardio da fratura
  • Presença de lacuna entre os fragmentos do osso

É importante considerar que alguns fatores, como presença de diabetes, nutrição inadequada e tabagismo exercem influências negativas sobre o processo de cicatrização. Assim, atitudes como parar de fumar e adotar uma dieta equilibrada e um estilo de vida ativo, podem ajudar a evitar este e outros problemas.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas da pseudoartrose podem ser semelhantes aos sintomas da fratura inicial:

• Dor no local da fratura
  • Movimentação no local da fratura
  • Aumento do volume local
  • Manutenção da linha de fratura na radiografia
  • Aumento da densidade óssea nas extremidades da fratura

O diagnóstico desta condição é feito através da avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente, da realização do exame clínico e da análise radiográfica.

Na maior parte das vezes, tal diagnóstico é feito pelo próprio ortopedista que está acompanhando a cicatrização da fratura. Habitualmente é declarada após 6 a 8 meses de acompanhamento da fratura. E para o tratamento ideal dessa condição pode ser necessário nova abordagem cirúrgica. Por isso o retorno às consultas e o cumprimento das orientações médicas são tão importantes! É neste momento que o médico ortopedista irá avaliar o andamento do processo de consolidação óssea.