Quando falamos sobre a artrose, antes de mais nada, precisamos esclarecer que não se trata de uma doença. Também chamado de osteoartrose, esse quadro é uma condição natural, que faz parte do envelhecimento do organismo.

Por não se regenerar e não ser vascularizada, a cartilagem articular vai se desidratando e tornando-se mais fina com o passar dos anos. Esse fenômeno tem início no auge do desenvolvimento osteoarticular, por volta dos 28 anos. É um processo vagaroso, progressivo e, inicialmente, assintomático.

Ainda que esta seja uma circunstância inerente ao envelhecer, existem alguns fatores que podem acentuar o desgaste da cartilagem articular.

Fatores que podem acelerar o processo

Apesar de ser um fenômeno global, a artrose não se manifesta da mesma maneira em todos os pacientes. As características genéticas definem, por exemplo, quando o desgaste se fará notar e em quais articulações ele acontecerá.

Mãos, joelhos, quadril e coluna costumam ser os locais mais acometidos. Os sintomas costumam surgir a partir dos 40 anos. Alguns fatores externos, relacionados ao estilo de vida do paciente, podem acelerar o processo. São eles:

• excesso de peso e obesidade;
  • exercício físico intenso;
  • e esportes de alto impacto.

Essas condições sobrecarregam  as articulações, predispondo a estrutura ao desgaste e à perda da sua função de forma mais rápida. Além disso, traumas e doenças metabólicas ou reumatológicas podem desencadear a artrose.

Dor, rigidez e dificuldade de movimentação, diminuição da flexibilidade, inchaço e estalos na articulação são os principais sintomas da artrose. O tratamento será focado no controle desses sinais, uma vez que a artrose não tem cura.

Tratamento da artrose e cuidados preventivos

A abordagem terapêutica da artrose tem como objetivo aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida dos pacientes, permitindo que eles levem uma vida normal, sem dificuldades para realizar as atividades diárias.

O tratamento conservador é baseado no uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides (AINE), em conjunto com fisioterapia e atividades físicas de baixo impacto (como hidroginástica, natação, pilates e caminhada).

Já o tratamento cirúrgico pode ser indicado nos casos de grave comprometimento da função articular. As técnicas utilizadas incluem artroplastia (substituição total ou parcial da articulação adoecida por uma prótese)  e osteotomia (seccionamento e realinhamento das estruturas ósseas), entre outras.

De acordo com o histórico clínico e o estilo de vida de cada paciente, o ortopedista escolherá o tratamento mais adequado. Para prevenir os sintomas da artrose, é fundamental manter o peso corporal equilibrado, praticar atividades físicas regularmente, beber bastante água e ter uma alimentação saudável.