A osteoporose é uma doença degenerativa crônica, caracterizada pelo enfraquecimento do tecido ósseo. De caráter silencioso, essa enfermidade só costuma ser descoberta quando acontece alguma fratura devido à fragilidade dos ossos.

 

Embora não exista cura para a osteoporose, é possível prevenir o surgimento e a progressão da doença por meio da prática regular de atividades físicas. O exercício gera uma resposta adaptativa no organismo, favorecendo o aumento da densidade óssea e promovendo a força e a resistência do sistema musculoesquelético. 

 

Algumas modalidades esportivas são ideais para quem tem osteoporose. Por serem atividades de baixo impacto, elas permitem a quantidade adequada de esforço físico, sem representar risco de fraturas ou outra lesões. Saiba quais são elas a seguir.

 

Caminhada

 

O ideal é começar com percursos curtos e ritmo mais vagaroso, aumentando progressivamente a distância e a intensidade dos treinos. Para quem estiver em boa forma, vale a pena investir na corrida.

 

Hidroginástica

 

A grande vantagem da hidroginástica é a redução do impacto. Como toda modalidade aquática, é uma opção que ajuda a relaxar. Além da hidroginástica, a natação é uma excelente opção de atividade física na água.

 

Musculação

 

A contração muscular tem relação direta com a formação do osso. O aumento da massa muscular é um estímulo para o aumento da densidade óssea. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento melhora a coordenação motora, a postura e o equilíbrio.

 

Pilates

 

Da mesma forma que a musculação, o pilates é uma atividade para ganho de força e resistência, com foco na correção postural. Um diferencial interessante é a ênfase na musculatura abdominal e do diafragma.

 

Dança

 

Além dos estímulos para o sistema musculoesquelético, a dança promove bem-estar e prazer, graças às suas características sociais e lúdicas.

 

Basta uma frequência de três dias por semana, com cerca de 40 minutos de atividade física, para que a saúde óssea seja beneficiada. Para evitar lesões, é fundamental buscar orientação profissional; converse com seu médico e invista no acompanhamento de educadores físicos.

 

A prática regular de atividades físicas não traz benefícios apenas para o sistema musculoesquelético. Por isso, encontre a sua modalidade esportiva preferida e mexa-se!